24/08/2015
A ideia deverá sair mesmo do papel para a prática depois que os parlamentares se reuniram com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), para debater a questão na quinta-feira (20). Políticos dos estados do Maranhão e Mato Grosso engrossam o movimento que vai defender projetos e destravar a liberação de recursos e se opor a qualquer investida contra os estados da região no Congresso.
Na pauta de interesses serão colocadas bandeiras como o funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) no Norte; criação de free shops visando à geração de renda nos municípios fronteiriços; liberação de recursos para prefeituras que estão de pires na mão e o descontingenciamento de mais de R$ 1 bilhão da Suframa, dentre outras bandeiras importantes.
Conforme o senador Omar Aziz (PSD), uma das prioridades da pauta será a derrubada da PEC 87/15, que amplia de 20% para 30% o percentual das receitas de tributos federais. Para Omar, a PEC terá que ser derrubada, pois os estados amazônicos precisam de maiores receitas e não de cortes orçamentários.
Novos ataques à ZFM
Não há notícias boas para a Zona Franca de Manaus em Brasília, sobretudo depois que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) retirou da pauta da Câmara Federal a emenda à MP 675 que afetava drasticamente a indústria de bebidas do PIM.
Nada menos que 216 parlamentares dos estados que se sentem prejudicados resolveram formar uma frente para defender as medidas constantes da emenda de Gleisi e prometem retaliar a ZFM.
Não há respeito algum às excepcionalidades constitucionais da ZFM. A guerra é aberta.
Fonte: Portal do Zacarias