12/08/2013
Dos 434 pronunciamentos, 230 foram feitos pelos oito deputados federais e 204 são dos três senadores do Amazonas. Os dados estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados e do Senado.
De janeiro a junho deste ano, os deputados federais ‘pediram voz’ 270 vezes ao longo das 243 sessões realizadas até o dia 17 de julho. Segundo a assessoria da Câmara, com base no relatório produzido pela taquigrafia do Legislativo, dos 270 pedidos, 230 se transformaram em pronunciamentos e outros 40 foram apartes em discursos de parlamentares federais.
Entre os assuntos mais falados na tribuna pelos deputados do Amazonas estão os incentivos fiscais e as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM), a solicitação de recursos do governo federal para auxiliar os municípios afetados pela cheia dos rios amazônicos, além de recursos para obras, ampliação de programas sociais e apoio às demandas dos prefeitos do interior do Estado.
Dos oito deputados federais do Amazonas, cinco foram à tribuna se pronunciar favoráveis às manifestações populares realizadas no País. Nos pronunciamentos taquigrafados pela Câmara, os parlamentares pedem que sejam colocados em votação projetos que atendam aos anseios da população. Nos pronunciamentos, há ainda moção de aplausos ao governador do Estado, Omar Aziz (PSD), à presidente da República, Dilma Rousseff (PT) e a prefeitos, durante visita à Câmara.
O deputado federal Henrique Oliveira (PR) disse que os parlamentares têm de se focar nas votações. “Temos de estar sempre atentos a projetos relacionados à tributação, por exemplo, que influenciam na Zona Franca de Manaus”, disse.
Senadores falam mais
No mesmo período, os três senadores do Amazonas utilizaram a tribuna 204 vezes para se pronunciar. Dos três, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) foi quem mais utilizou a tribuna. Segundo os dados disponibilizados no site do Senado, a senadora amazonense se pronunciou 100 vezes para tratar, entre outros assuntos, da interligação do Estado com o sistema nacional de energia, sobre o Pacto Nacional pela Saúde e dos incentivos fiscais à ZFM.
O senador Alfredo Nascimento (PR) se pronunciou por 22 vezes, sendo a maioria para pedir encaminhamento de votação e para sugerir melhorias no setor de transporte brasileiro com reestruturação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O líder da presidente Dilma Rousseff no Senado, senador Eduardo Braga (PMDB), utilizou a tribuna 82 vezes para falar, entre outros, sobre medidas provisórias e programas sociais do governo federal.
Fonte: Portal D24.com