27/05/2014
Nesta manhã, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), vai a Brasília realizar um corpo a corpo com parlamentares de outros Estados. O governador José Melo (Pros) e até o ex-governador Omar Aziz (PSD) também deverão desembarcar na capital federal com intuito de capitanear votos favoráveis ao modelo econômico.
Parte da bancada federal do Estado tem se mostrado confiante na aprovação da matéria ainda nesta semana. No último dia 20, o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves (PMDB-RN) deu garantias ao governador José Melo de que a proposta entraria em votação no plenário na sessão do dia 28, e ressaltou que a casa legislativa aprovaria em regime de urgência a Lei de Informática e a Área de Livre Comércio.
Lei de Informática
Os deputados federais Pauderney Avelino (DEM) e Henrique Oliveira (Solidariedade) chegaram a Brasília ainda ontem (26) para iniciar as articulações. Ambos se mostraram confiantes com a votação do projeto. Para Pauderney, as negociações estão bem avançadas e os demais parlamentares de outros Estados já entenderam a influência da Zona Franca para o país.
Já Henrique Oliveira, mesmo otimista, ressalta que ainda existe o empecilho da votação da Lei de Informática e das Áreas de Livre Comércio, e que o deputado federal Édio Lopes (PMDB-RR), que é presidente da Comissão Especial da PEC da Zona Franca sequer convocou os membros da comissão para a reunião que definirá os trâmites da matéria.
A progressista Rebecca Garcia também aposta na aprovação do projeto ainda nesta semana. Ela, que também já está em Brasília declarou que, ao lado de todos os colegas da bancada federal tem se mantido vigilante para que os entraves que impedem a votação da matéria sejam resolvidos.
Corpo a corpo
Na semana passada, a parlamentar declarou que havia conversado com o deputado João Maia (PR-RN), que é o relator da Lei de Informática, para pressionar a entrega do relatório.
Procurado em seu gabinete, o deputado João Maia declarou à reportagem, por meio de sua assessoria de imprensa, que não iria dar declarações sobre o caso e que ainda não havia, até o fim da tarde de ontem, terminado o relatório.
Na manhã de hoje, o prefeito Arthur Neto deverá ir a Brasília. A ideia é realizar um corpo a corpo entre os líderes de bancada e tentar colocar em pauta a matéria. Arthur deverá ir acompanhado dos secretários de Governo e Comunicação. Amanhã, o governador José Melo e o ex-governador Omar Aziz também chegam em Brasília para reforçar o grupo. Na comitiva do governador estará o Secretário da Fazenda, Afonso Lobo, e o Superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira.
Fonte: Amazonas Em Tempo