CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Pará quer tirar ICMS do Amazonas

  1. Principal
  2. Notícias

16/09/2015

Em meio à guerra que o governo do Estado trava para superar as quedas sucessivas na arrecadação, uma batalha antiga voltou a perturbar e a exigir esforços do Amazonas essa semana: o ICMS sobre o transporte de produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM). Isso porque a secretaria de Fazenda (Sefaz) do Estado do Pará insiste em querer abocanhar parte do tributo arrecadado no Amazonas. A intenção do estado vizinho forçou uma viagem do titular da Sefaz-AM, Afonso Lobo, a Belém, na segunda-feira.

Antigo


Há tempos a Sefaz do Pará insiste que tem direito de cobrar ICMS pelo transporte de produtos do PIM a partir do momento em que as cargas partem de Belém para o resto do País via estrada.

É todo nosso


Atualmente, o ICMS recolhido de todo o trajeto da carga (da fábrica de Manaus ao pátio da fábrica em São Paulo, por exemplo) fica com o Amazonas.

Por dois...


Os paraenses defendem a divisão do ICMS do transporte: de Manaus até o porto de Belém (transporte via fluvial) seria do Amazonas; e de Belém para o restante do País (via terrestre) seria do Pará.

...por três


Há quem defenda que esse ICMS poderia ser dividido em três. Isso porque, se quisesse, a Prefeitura de Manaus poderia reclamar o tributo pelo trajeto que compreende o pátio da fábrica até o porto da capital amazonense. Nenhum prefeito quis brigar por isso até agora.

Tá difícil


Por falar em imposto, o coordenador da bancada do Amazonas em Brasília, senador Omar Aziz (PSD), julga praticamente impossível o governo federal convencer o Congresso a ressuscitar a CPMF.

São todos


"Não é a bancada do Amazonas que pensa assim. É o Congresso. Não vejo nenhuma boa vontade (em aprovar a recriação da CPMF)", afirmou ontem o senador.

Agora, não


Executivos da Samsung estiverem ontem com Omar Aziz pedindo apoio da bancada para forçar o governo federal a adiar a retomada das alíquotas de 3,65% e 9,25% de smartphones e computadores, prevista para dezembro.

Uma década


Há dez anos, computadores, smartphones, notebooks, tablets, modens e roteadores estão isentos de pagar alíquota cheia de PIS e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Fonte: Portal Acrítica.com.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House