03/08/2015
De acordo com o executivo, a meta é produzir, em média, 400 unidades da nova motocicleta de maior cilindrada, que estará na rede de concessionárias a partir da segunda quinzena de setembro, voltada para o consumidor de maior poder aquisitivo. Ao contrário dos modelos de baixa motorização, cujas vendas no País desabaram pela falta de crédito, a desaceleração das linhas de motos de maior cilindrada registraram menor impacto, nicho que a companhia aposta com o lançamento da robusta R3, com 42 HP (cavalos) de potência.
"A Yamaha segue com a promessa de lançar um novo produto a cada seis meses", garantiu o diretor comercial, ao admitir os ajustes feitos nas linhas da fábrica de Manaus com a queda das vendas agravadas pelo impacto cambial, com a valorização do dólar, que "reduziu as margens (de lucro)" da companhia no Brasil. Sem informar o montante do investimento para a produção da nova R3, Hegenberger destacou que a companhia tem se destacado com os modelos de maior potência, inclusive com fila de espera nas concessionárias, como as linhas MT 07 e 09, líderes na categoria.
O executivo informou que a empresa seguiu o Processo Produtivo Básico (PPB), ou o conjunto de etapas mínimas de produção para obter os incentivos fiscais, mas não detalhou o percentual de componentes produzidos em Manaus ou nacionais do novo modelo.
A aposta da empresa na sua nova moto esportiva adaptada às ruas, é o preço sugerido de R$ 19,9 mil o modelo standard e de R$ 21,9 mil na versão com freios ABS, que estará no mercado somente em novembro. A moto pode ser financiada pelo Banco Yamaha, a partir de 20% de entrada e parcelamento em até 48 meses, com taxa de juros a partir de 1,79%, ou pelo consórcio, em até 60 meses.
Características
A R3 é equipada com motor de 321cc, 2 cilindros em linha, 4 tempos, DOHC, arrefecimento líquido, quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica. Com potência máxima de 42 cavalos e torque de 3,02kgf.m, o motor possui materiais nobres para extrair sua melhor performance com menor peso, menos vibração, mais conforto e melhor dissipação de calor, como os pistões forjados em alumínio e o cilindro com a tecnologia DiASil Yamaha, fabricado com 80% de alumínio e 20% de silício.
Disponível nas versões standard e ABS, a R3 possui freios a disco nas duas rodas, sendo o dianteiro flutuante de 298mm, e o traseiro com 220mm de diâmetro, os quais propiciam um alto poder de frenagem.
DNA R-Series
O design da R3 origina-se do DNA Yamaha R-series. Integrando os faróis duplos e uma luz de posição exclusiva, o design agressivo da carenagem dianteira foi desenvolvido em camadas que percorrem às laterais, direcionando o fluxo de ar com o mínimo de resistência enquanto também arrefece o motor. As linhas aerodinâmicas permeiam por toda a máquina até a traseira, que exibe um recorte elevado, remetendo leveza e modernidade ao revelar sua lanterna em LED, e ainda reforça a sua esportividade com o formato característico do assento bipartido.
Iluminado por LED, o painel da R3 é completo e possui Shift Light, como na R1, pode ser ajustado de acordo com a preferência do piloto, que pode optar pelo tipo de acendimento (luz fixa, piscante e strobe), há três níveis de luminosidade. Com conta-giros analógico à esquerda e display LCD à direita, o painel conta com indicador de marcha, nível de combustível, temperatura da água, relógio, hodômetro total e dois parciais, indicador de troca de óleo e consumo médio
A nova YZF-R3 chega ao País, com três opções de cores: A Midnight Black (preta) é elegante, com esquema de cores mais discreto e visual high-tech; A Repid Red(Vermelha e Branca) apresenta maior contraste de cores; e a Racing Blue (Azul e Prata Fosco), que herda a imagem global dos modelos mais recentes de competição da Yamaha, no cenário das pistas.
Fonte: Portal D24am.com