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Panasonic encerra fabricação de TV na Zona Franca de Manaus

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12/08/2021

A fabricante japonesa Panasonic está encerrando a produção de televisores na fábrica da Zona Franca de Manaus, linha que existe desde 1981. As informações são da Pipeline, coluna da revista Valor Econômico. De acordo com a publicação, a empresa deve fazer o desligamento de 130 funcionários até o final do ano. O grupo de funcionários dedicados à produção e engenharia de TVs representa cerca de 5% dos 2,4 mil funcionários da Panasonic no país, que envolve outros negócios em São Paulo e Minas Gerais.

A linha de televisores, que chegou a responder por 80% das vendas em 2011, teve uma fatia de apenas 8% no ano passado. Em termos de negócios, portanto, a linha já é pouco representativa no grupo, mas o encerramento tem seu simbolismo, considerando o histórico da companhia na zona franca, a nova dinâmica do mercado de eletrodomésticos e eletrônicos e também o reposicionamento da marca centenária no país.

Em Manaus, a Panasonic começou sua fabricação por aparelhos de ar-condicionado, numa junção com a Springer, e logo depois abriu a linha de TVs. Na unidade da ZFM, seguirá normalmente as demais fabricações, como microondas e itens da linha automotiva.

“Em 2012, começar a redefinir os pilares da companhia, para não depender de um produto só ou uma só unidade de negócios”, disse o vice-presidente da empresa, Sergei Epof. “Além das linhas B2B, avançamos no pilar de linha branca, que vem crescendo todos os anos, e a dependência da TV e linha marrom em geral diminuindo.”

Perda de competividade

A companhia fez o mesmo movimento em televisores em outros mercados, nos últimos cinco anos. Parte da perda de competitividade na fabricação de televisores veio com a própria tecnologia dos aparelhos e uma produção não mais verticalizada. A Panasonic, que se diferenciava pela qualidade da imagem, viu as TVs ganhando dispositivos de memória, softwares, itens que não fabrica. “Só o painel da TV é cerca de 70% do custo. Quando deixamos de fazer o painel, perdemos competitividade”, diz o executivo.

Fábrica em Minas Gerais

A Panasonic tem investido na unidade de Extrema, em Minas Gerais, onde fabrica itens de linha branca, como refrigeradores e máquinas de lavar roupa, que marcam esse novo perfil da companhia. onde fez contratações neste ano e tem planejamento de ampliação para o ano que vem. Somente em linha branca, o crescimento de receita em 2019 foi de 44% e a expectativa é fechar este ano com expansão de 50% - a companhia não abre as cifras.

A companhia japonesa tem faturamento global de US$ 62 bilhões e não abre dados específicos sobre Brasil. Segundo o executivo, a receita cresce a dois dígitos anualmente, com exceção do ano passado, devido ao impacto da pandemia.

Fonte: EM TEMPO

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