CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Operação-padrão da Receita preocupa industriais da ZFM com empregos

  1. Principal
  2. Notícias

19/01/2022

A operação-padrão dos auditores fiscais da Receita Federal por melhores salários já começa a preocupar as indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Os prejuízos podem ocorrer tanto pelo atraso na chegada de insumos quando na liberação dos produtos acabados para fora do Amazonas e ao exterior.

Essa mobilização busca pressionar o governo a regulamentar o pagamento de um bônus de eficiência à categoria e foi deflagrada após o anúncio de reajuste salarial apenas para servidores da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Penitenciário Nacional.

O protesto por reajuste já se estendeu por outras carreiras da elite do funcionalismo, como os servidores do Banco Central e os auditores do Trabalho.

Na região Norte, segundo o governador de Roraima, Antônio Denarium (PP), mais de 800 caminhões carregados com diversos tipos de mercadorias estavam parados domingo, 16, na fronteira com a Venezuela, na capital, Boa Vista, e em Manaus.

A Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), no entanto, afirma que o movimento nos postos de controle de entrada de mercadorias está normal.

Os transtornos causados pelo movimento dos auditores fiscais também ocorrem nos portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC) e Pecém (CE), também no porto seco de Corumbá (MS), segundo informações obtidas pelo Estadão.

Preocupação são os empregos

Embora a retomada das atividades do polo industrial de Manaus esteja retornando agora, após o recesso de fim de ano, o presidente do Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, diz que os empresários estão reclamando pela demora na liberação dos insumos e produtos fabricados na ZFM.

No entanto, o maior fator de preocupação, diante da instabilidade do momento atual e pelas incertezas com a nova onda de covid-19 no Brasil e no Amazonas, é com os empregos.

“De repente, as empresas, pelo atraso no atendimento dos pedidos, poderão ter que ajustar os seus quadros e poderá prejudicar os empregos que estamos gerando hoje”, disse Périco.

Movimento nacional

O presidente do Cieam informou que nesta segunda-feira (17) a direção da entidade se reuniu com a Receita Federal e com o Sindicato dos Auditores Fiscais (Sindfisco-AM) para tratar do assunto.

“Expusemos nossa preocupação principalmente com os empregos no Amazonas, mas eles nos disseram que esse é um movimento nacional em defesa da categoria”.

A direção do Sindfisco informou que não houve acordo e, portanto, até o momento o movimento está mantido. A categoria espera uma solução do governo federal

O BNC Amazonas procurou o Sindfisco nacional e estadual para se manifestarem sobre a operação-padrão no Amazonas, mas até a publicação dessa reportagem não obteve resposta.

Fonte: BNC Amazonas

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House