CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Obras atrasam em até 1h rotas de trabalhadores

  1. Principal
  2. Notícias

25/07/2019

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Necessário para as obras de revitalização viária daquela região, o estreitamento da "Bola da Suframa"e da "Bola da Samsung", ambas no Distrito Industrial de Manaus, tem causado transtornos às empresas do Polo Industrial, como atrasos na chegada de funcionários.

As reclamações chegaram até às diretorias do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), que solicitam maior apoio de agentes de trânsito nas localidades. "Nós temos notícias de empresas tendo perda de meia hora e quarenta minutos, no dia a dia. Algumas estão tendo que coletar os colaboradores nos bairros, quinze ou vinte minutos mais cedo e isso é até perigoso por que quanto mais cedo, mais escuro e, como é sabido, nós temos muitas ocorrências de assalto as rotas e aos colaboradores que se deslocam até os pontos", destacou o conselheiro do Cieam, João Mezari.

Segundo ele, a obra de revitalização da malha viária do Distrito Industrial é uma demanda antiga das empresas, porém é imprescindível uma atuação mais efetiva por parte dos agentes de trânsito da Prefeitura de Manaus. "Durante o dia a dia, ali já é bastante complicado e, com o início das obras, a situação ficou caótica.

Entendemos a necessidade, é um fator de anos e anos de cobrança e é necessário, tanto para a segurança quanto para a qualidade das peças que ali trafegam. Estamos muito felizes que esteja acontecendo essa revitalização.

Mas, é claro que o importante seria que o órgão de trânsito desse apoio maior nesses horários de pico", ressaltou.

João Batista Mezari afirmou que tem recebido várias demandas a respeito do transtorno. Um das empresas citadas por ele contabilizou, entre outras coisas, rotas em atraso; o início das viagens com quinze a vinte minutos de antecedência; colaboradores descontentes com as mudanças de horários; problemas no início do processo produtivo devido chegada em atraso de colaboradores; e a alteração diária de percurso a fim de evitar os locais que estão interditados. "Infelizmente, estamos limitados às duas bolas como principais canais de entrada e saída de veículos pesados, quando foi feito aquele microviaduto próximo ao Studio 5, faltou uma alça ligando a avenida Buriti, o que facilitaria muito os deslocamentos no Distrito Industrial", apontou ele.

Reunião discutirá o problema

A fim de tratar desses assuntos, uma reunião entre empresas e órgãos municipais está marcada para amanhã, na sede da Fieam, no Centro da capital. Segundo o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, é preciso que os órgãos municipais tenham ciência da problemática para que haja uma solução. "Temos recebido muitas demandas de empresas que afirmam o atraso de até uma hora das rotas. Não temos nada contra a revitalização.

O que precisamos é discutir alinhamentos junto às empresas e órgãos para que haja uma ordenação nas vias já que são principais", destacou.

Em nota, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) afirma que não há vias interditadas no distrito. O que ocorre é que foi feito um estreitamento das faixas em algumas vias, da Rotatória da Suframa e da Samsung, que estão passando por recapeamento. O IMMU informou que está desde a semana passada nesses dois pontos, com a presença de agentes de trânsito, fazendo o monitoramento do fluxo, que não foi interrompido.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House