CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

O novo esforço da China para dominar seu sistema financeiro pode decepcionar

  1. Principal
  2. Notícias

10/11/2017

Reportagem publicada pelo Jornal The New York Times

A China lançou na quarta-feira novos detalhes sobre um novo órgão regulador financeiro destinado a acalmar um sistema financeiro que, nos últimos anos, sofreu um acidente de ações, um enorme êxodo de dinheiro fora do país e a rápida acumulação de dívidas.

Mas os detalhes podem levantar mais perguntas do que respondem e podem decepcionar aqueles que procuram uma mão forte para controlar o sistema financeiro subjacente à segunda maior economia do mundo.

A mídia oficial chinesa informou no final da quarta-feira que um novo Comitê de Estabilidade Financeira e Desenvolvimento realizou sua primeira reunião, quase quatro meses depois que o presidente Xi Jinping ordenou sua criação. Ele disse que a reunião foi liderada por Ma Kai, um vice-primeiro-ministro de 71 anos.

Na reunião, o Sr. Ma enfatizou que o sistema financeiro da China deveria servir a economia real, de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua - ou seja, disponibilizando dinheiro às empresas que precisam disso. Ele também enfatizou a segurança financeira, segundo o relatório.

A missão do novo comitê parece estar aquém do que muitos esperavam na China. Muitos especularam que o Sr. Xi poderia combinar o banco central do país com as agências que regulam os valores mobiliários, bancos e seguros para criar um superregulador financeiro. Problemas anteriores, como uma queda no mercado de ações há dois anos, foram agravados pela falta de coordenação entre as diferentes agências governamentais.

Mas a comissão que surgiu parecia mais um minnow do que uma baleia. Nenhuma das agências atuais desapareceu, e a comissão foi designada apenas um pequeno escritório em um canto do banco central.

O próprio Ma é um pato coxo, passando a idade quando as autoridades chinesas normalmente se aposentam. Enquanto ele continua a ser um vice-primeiro ministro no governo chinês, ele perdeu seus assentos em órgãos sênior de decisão dentro do Partido Comunista Chinês, em meio a uma grande remodelação no mês passado.

Ainda assim, o comitê poderia ser fortalecido mais tarde, ou podem surgir mais detalhes que descrevem ainda mais seus poderes.

A decisão de manter a comissão enquanto o presidente Trump chegou a Pequim para uma reunião com o Sr. Xi pode ser uma indicação de que a liderança chinesa ainda está focada nas vulnerabilidades financeiras do país, mesmo que um líder de longo prazo para enfrentar essas vulnerabilidades ainda não foi escolhido.

A queda do mercado de ações da China há dois anos, e um fluxo de dinheiro posterior que raspou cerca de US $ 1 trilhão em sua vasta reserva de divisas, ilustrou as fraquezas do sistema financeiro do país. Enquanto a China tem uma grande cofragem de poupança e uma quantidade ainda considerável de reservas cambiais, seu sistema financeiro tornou-se cada vez mais dependente da dívida. Os críticos dizem que também faz um trabalho fraco de canalizar dinheiro para pequenas empresas e empreendedores que poderiam estimular novas fontes de crescimento.

Zhou Xiaochuan, o governador do banco central do país nos últimos 15 anos, e que também se espera que se aposente neste inverno, tem emitido advertências cada vez mais terríveis nas últimas semanas sobre a montanha de dívidas do país, particularmente em empresas estatais e locais governos.

"Nos últimos anos, os empréstimos inadimplentes aumentaram, corroendo o capital bancário e a resiliência ao risco", alertou o Sr. Zhou em comunicado divulgado no sábado. O comunicado prosseguiu para alertar sobre o aumento dos padrões de títulos, bem como os esquemas de Ponzi, mascarados como empresas de financiamento na Internet.

O presidente Xi autorizou a comissão em julho em uma Conferência Nacional de Trabalho Financeiro: uma reunião em que os líderes da China apenas falam sobre regulação financeira, realizada apenas uma vez a cada cinco anos.

Ter um primeiro vice-presidente da primeira reunião, no entanto, levanta o perfil da comissão. Poderia estabelecer um precedente que a comissão possa continuar a ser administrada por um vice-primeiro-ministro. Os vice-prefeitos são pelo menos dois degraus mais altos no sistema chinês do que os funcionários do nível do ministro que dirigem o banco central e as agências reguladoras financeiras.

Seu próximo líder também pode ser consideravelmente mais influente e politicamente conectado. Alguns especialistas sugerem que Liu He, um assessor econômico próximo do Sr. Xi, pode emergir como o sucessor do Sr. Ma como o vice-primeiro ministro com responsabilidade sobre amplas áreas da economia, incluindo a regulamentação financeira.

O Sr. Liu tem uma reputação de defender uma maior dependência das forças do mercado nas políticas de reforma econômica. Em contrapartida, o Sr. Xi teve um maior interesse em fortalecer o papel do Partido Comunista na maioria dos aspectos da vida na China, incluindo o setor financeiro.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House