30/05/2022
A fábrica de concentrados da Coca-Cola Brasil no Amazonas, a Recofarma, lidera o setor no ranking de exportação no Polo Industrial de Manaus (PIM). Em 2021, a fábrica somou R$893 milhões em exportações, o que corresponde a um aumento de 17% em relação ao ano anterior.
Além de atender o mercado latino-americano - Bolívia, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela -, empresa que abastece ainda todas as fábricas do sistema Coca-Cola Brasil, quarto maior mercado de Coca-Cola no mundo. Pioneira no polo de concentrados, a fábrica produz 186 formulas de bebidas em geral, sendo dessas, 75 para exportação e 111 distribuídas no Brasil.
Em 2021, a fábrica produziu quase 40 mil toneladas de concentrado que geraram mais de 12 bilhões de litros de bebidas finais para os consumidores do Brasil e América Latina, em diversos segmentos de bebidas não alcoólicas, sendo eles: água, chás, refrigerantes, néctares, sucos, lácteos, bebidas esportivas e bebidas vegetais. Deste total, 9.4 mil toneladas foram destinadas para a exportação, um aumento de 25%do volume exportado no ano anterior. O desempenho rendeu à Recofarma o Prêmio de Exportadora do Ano da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), pelo nono ano consecutivo.
Segundo o diretor da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, são números que geram um impacto positivo na economia local e, principalmente, no desenvolvimento social e sustentável da região. Hoje, a empresa fomenta mais de 14 mil empregos diretos e indiretos no Amazonas, graças à operação de concentrados e à cadeia de valor formada para o fornecimento de produtos, serviços e matérias-primas, entre elas a do guaraná com o Olhos da Floresta.
“Estamos há 32 anos no Amazonas e, por meio do desenvolvimento regional, acreditamos que podemos fazer a diferença localmente com a nossa presença. Para isso, investimento nos Olhos da Floresta, programa que incentiva a cadeia do guaraná e a agricultura familiar em 17 municípios, além de projetos sociais e sustentáveis que visam contribuir com a diminuição das desigualdades da região, ao levar acesso à água potável para ribeirinhos e promover a educação de jovens.”
Com o Olhos da Floresta presente em mais de 90% das áreas produtivas de guaraná do território amazonense, a Coca-Cola Brasil oportuniza renda às famílias produtoras do guaraná, fomentando a atividade econômica no interior do Estado. “O destaque da Recofarma vai além das suas atividades fabris e pelos números de exportação. É destaque por sua atuação local, que impacta positivamente no Amazonas visto o potencial de geração de emprego e renda e receita para o estado”, reforça o diretor.
Programa ‘Olhos da Floresta’
Criado em 2016 pela Coca-Cola Brasil, o programa Olhos da Floresta está presente em mais de 124 comunidades, envolvendo maisde350famíliasde agricultores e beneficiando mais de 3 mil pessoas nos diversos elos da cadeia no estado do Amazonas. Com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico da região, o programa incentiva a cadeia de guaraná no estado dando oportunidade de renda para as famílias. Por meio dessa iniciativa, a Coca-Cola Brasil está presente em 17 municípios- Apuí, Autazes, Borba, Canutama, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Silves, São Sebastião do Uatumã e Urucará -, e ainda garante que 100% do guaraná utilizado na Fanta Guaraná, no Guaraná Kuat, no Tuchaua e em outros produtos à base do fruto sejam provenientes do Amazonas.
O destaque
A Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas -colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes -comum a linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas.
O diretor da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca diz que sistema composto por nove grupos emprega diretamente 56,6 mil funcionários.
Fonte: A Crítica - +DINHEIRO - D5