25/11/2013
O novo terminal compõe o plano de investimento de US$ 20 milhões feito em todo o Brasil pelo grupo Latam Airlines – resultado da associação da LAN Airlines S.A. com a TAM S.A. –, segundo o diretor executivo da TAM Cargo, Pablo Navarrete. O objetivo da proposta é unificar as cargas transportadas em voos de passageiros e em cargueiros da companhia, além de garantir agilidade no atendimento ao cliente.
“Uniu as duas operações: tanto as cargas que chegavam pelas companhias cargueiras, que eram feitas pela ABSA – filial da LAN Airlines –, quanto as que vinham pelo terminal de passageiros. Antes, o mesmo cliente muitas vezes tinha que retirar a carga em dois locais diferentes e hoje precisa se encaminhar apenas a um armazém”, detalhou.
Segundo Navarrete, não existe um grande volume de operação no interior do Amazonas, por isso a empresa não prevê investimentos no interior do Estado. Mas há a possibilidade de ampliar a frota na capital, caso a demanda da Zona Franca de Manaus (ZFM) aumente – o equivalente a 60% de todos os pedidos à empresa.
O terminal conta com quatro aeronaves “Boeing 767” em plena atividade, com capacidade de 50 toneladas, além das aeronaves de passageiros, que transportam cargas em seus “porões”, em torno de 20 a 30 toneladas. Navarrete explicou que em torno de 80% das mercadorias vêm em aeronaves cargueiros, enquanto o restante chega à cidade pelas “barrigas de aviões”.
Segundo o diretor executivo, a unidade é 100% verticalizada, com 2,6 mil posições de estocagem, sistema exclusivo de armazenagem e identificação de cargas, câmara fria para acondicionamento de perecíveis e um amplo estacionamento, com vaga para 70 veículos de pequeno, médio e grande porte.
Fonte: Amazonas Em Tempo