CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Novo superintendente da Suframa promete ir atrás de novos investimentos em P&D

  1. Principal
  2. Notícias

05/06/2017

Reportagem publicada no Jornal do Commercio e no Amazonas Em Tempo, com edição da Assessoria de Comunicação do Cieam

Desburocratizar os trâmites documentais relacionados à indústria no Amazonas, impulsionar a atração de investimentos e fortalecer os trabalhos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) no PIM (Polo Industrial de Manaus). Essas são as metas de trabalho traçadas pelo novo titular da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Appio Tolentino, para a administração da autarquia, a partir de agora. O superintendente também é enfático ao adiantar que pretende manter proximidade máxima com os representantes da classe industrial para compreender a necessidade do setor produtivo e pleitear medidas, junto ao poder público, para tornar a ZFM mais competitiva. Os representantes industriais demonstraram apoio ao superintendente e também externaram boas expectativas quanto à gestão de Tolentino.

"A Suframa, na minha visão, é um instrumento de desenvolvimento onde a máquina que opera para o crescimento é a indústria. É preciso suavizar ao máximo o caminho da indústria, sem entraves, para que se tenha desenvolvimento. Para isso, quero estar próximo às empresas e às instituições representantes das classes industriais trabalhando para que a ZFM seja mais competitiva, com maior estímulo à atração de investimentos", declarou Tolentino.

A nomeação de Appio Toletino como superintendente da Suframa foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) do dia 1º de junho de 2017. A oficialização do novo titular aconteceu após oito dias da exoneração de Rebecca Garcia do cargo. Nas primeiras horas da manhã de sexta (2), Tolentino já estava recebendo e-mails dos técnicos da autarquia, debruçado em informações de tarefas que era necessário fazer com urgência.

De acordo com Tolentino, que engenheiro, também graduado em direito, com especialização em direito tributário e técnico de carreira da Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico), o desafio à frente da autarquia a partir de agora será concentrar esforços para retomar o desenvolvimento industrial, da mesma forma como desburocratizar os processos junto ao Governo Federal. Ele também adiantou que pretende fortalecer os investimentos em P&D.

"Quero trabalhar firme em pesquisa e desenvolvimento. Quem não pesquisa não cresce e precisamos voltar os olhos para esse setor. É necessário buscar novas tecnologias e escolher as empresas que precisamos para somar ao PIM. Uma visão desenvolvimentista", destacou.

O superintendente também disse que apesar de ainda não ter tomado posse do cargo, começou a atuar na sexta-feira (2). "Já estou trabalhando, me informando e estudando a real situação da autarquia e verificando quais ações precisam ser tomadas de imediato", disse.

A assessoria de comunicação informou que ainda não há data agendada para a solenidade de posse na autarquia.

O presidente do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Wilson Périco, destacou com alegria o fato de o Governo Federal ter nomeado em uma semana o novo superintendente, ao contrário da transição anterior, que demorou um ano para oficializar o nome do gestor.

O empresário destacou a experiência de Tolentino e demonstrou apoio ao gestor. "O superintendente tem experiência e conhece bem a nossa realidade, assim como o modelo ZFM. Torcemos para que ele consiga dar continuidade aos trabalhos e contar com o apoio necessário para conseguir destravar o que for necessário, como no caso dos PPBs (Processo Produtivo Básico). Daremos sempre o apoio necessário ao superintendente", afirmou.

Périco também falou sobre a importância de o titular da autarquia estar próximo aos empresários para receber informações quanto às necessidades do setor produtivo. "O diálogo é sempre muito importante entre a autarquia e a classe produtora, que envolve a indústria e o comércio. Essa troca de informações resultará no melhor para o Estado e para a Região Norte".

Na avaliação do vice-presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Nelson Azevedo, a expectativa a partir de agora é que o novo superintendente atenda aos pleitos da classe empresarial.

Ele ressaltou a importância de manter a regularidade nas reuniões do CAS (Conselho de Administração da Suframa). "Esperamos que Tolentino dê sequência ao trabalho que vinha sendo feito e consiga melhorar o que ainda precisa e atenda com presteza aos pleitos da classe empresarial. Também esperamos que haja atração de novos investimentos para a Zona Franca e a busca pelo desenvolvimento de novas matrizes econômicas que possam complementar o modelo baseado na indústria.

Daremos, também, todo o apoio necessário", disse o empresário.

Formação

Formando em engenharia de pesca e direito, com especialidade em direito tributário, Appio classificou a nomeação como “um desafio muito grande em um órgão de uma importância enorme para a região e Amazônia Ocidental, uma missão que será árdua”. A gestão também terá como pilar tirar os entraves e buscar soluções que levem ao desenvolvimento industrial.

O novo superintendente da autarquia disse que o mais importante neste momento é dar celeridade, desburocratizar e valorizar a indústria do Amazonas. Ele diz acreditar que com mais recursos das duas novas taxas de arrecadação – Taxa de Controle Administrativo de Incentivos Fiscais (TCIF) e Taxa de Serviços (TS) -, criadas para a Suframa, será possível fazer mais trabalhos na área de desenvolvimento. “O valor de arrecadação dessas taxas vai aumentar a possibilidade de realizar mais projetos”, analisa.

A nomeação de Tolentino já havia sido especulada nos bastidores logo após a exoneração de Rebecca Garcia, no último dia 24. Se dizendo avesso à política, Tolentino afastou qualquer indício de nomeação ligada ao senador Omar Aziz (PSD), conforme especulação dos bastidores. Ele disse que ficará focado em trabalhar na área técnica, da qual tem domínio.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House