CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Nove setores faturando mais

  1. Principal
  2. Notícias

13/06/2016

Os números da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em relação ao primeiro quadrimestre de 2015, mostram que os segmentos que apresentaram crescimento no faturamento, em moeda nacional, foram: Bens de Informática do Polo Mecânico (126,43%), Madeireiro (52,44%), Naval (33,57%), Beneficiamento de Borracha (28,24%), Têxtil (26,01%), Brinquedos - exceto Bens de Informática (24,68%), Isqueiros, Canetas e Barbeadores Descartáveis (9,83%), Relojoeiro (6,35%) e Bebidas (0,63%).

Para o economista Martinho Azevedo os dados são positivos uma vez que esses segmentos trabalham com a produção de bens de consumo duráveis. "Em um cenário de crise é normal que a população, com o poder aquisitivo baixo e com menos poder de compra, direcione os gatos do orçamento para bens de primeira necessidade. Nesse caso estamos vendo empresas que trabalham com bens duráveis tendo bons resultados", pontua.

Entre os segmentos, dois se destacam por trabalharem com produtos de primeira necessidade: descartáveis e bebidas. Somados, eles representaram um crescimento de faturamento da ordem de 10,46%. "Os números em geral não necessariamente representam uma recuperação do PIM em relação à crise, mas os segmentos podem comemorar. Além disso, muitos segmentos são formados pro empresas tradicionais que seguem consolidadas no mercado", explica.

Quando comparamos o crescimento por produto em relação ao mesmo período do ano passado, três se destacam, sendo eles: microcomputadores desktop (110,18%), aparelhos portáteis de gravação de áudio - tipo mp3, mp4 - (54,64%) e lâminas e cartuchos (13,89%).

Para o presidente Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus (Sinaees), Wilson Périco, os dados são positivos, mas os efeitos não são significativos. "São bons, mas quando comparados aos dados do ano passado mostram que os setores melhoraram porque no ano anterior os resultados foram bem piores. Isso não é uma má notícia em geral, mas ainda na representa a recuperação do segmento ou que não estejamos passando por uma crise".

Efeito do empreendedorismo

O crescimento na produção de microcomputadores desktop, com 110,18% no quadrimestre, segundo Périco, aponta para outra variável que pode explicar os bons resultados. "Acreditamos que um dos fatores pode estar associado aos microempreendedores que investem no negócio próprio e estão se equipando com materiais como os microcomputadores".

Fonte: Jornal A Crítica

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House