CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Novas regras estimulam o setor termoplástico no AM

  1. Principal
  2. Notícias

24/01/2014

Após passar os últimos dois anos em meio a crises na geração de empregos e no faturamento, os fabricantes do setor termoplástico instalados no Polo Industrial de Manaus (PIM) podem respirar aliviados.
 
Uma medida publicada ontem (23) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) no Diário Oficial da União (DOU), estabeleceu novas regras que garantem até 70% de componentes plásticos regionais na fabricação de condicionadores de ar tipo split. O regulamento vale a partir do dia 1º de julho.
 
De acordo com o Sindicato da Indústria do Material Plástico do Estado do Amazonas (Simplast/AM), com a alteração, até o final do ano, a previsão é de que mais 300 pessoas sejam contratadas pelo segmento termoplástico, que hoje conta com um quantitativo de 9,6 mil trabalhadores. Para o diretor executivo do sindicato, Paulo Abreu, o novo PPB fortalece a produção regional contra a importação de componentes importados, em especial, os de origem chinesa.
 
Abreu pontuou que, a partir do momento que a produção é  regionalizada, as empresas componentistas saem beneficiadas. Das 44 fábricas do setor de injeção plástica, 12 atendem o serviço de split e serão diretamente impactadas, o que, consequentemente, gera aumento no número de empregados. “O acréscimo de 300 funcionários reflete em 1,2 mil pessoas, já que, para cada trabalhador, quatro indivíduos são beneficiados”, detalhou.
 
Vitória

A nova portaria é uma conquista referente a manifestação realizada durante a primeira visita do titular do Mdic, Fernando Pimentel, durante a 263ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS). Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Plástico (Sindplast), Francisco Brito, o Ministério estava “sentado” sobre a problemática desde 2009.
 
“Antes não havia qualquer obrigação de produzir na região, o que fez com que o setor tivesse uma queda de contratação, caindo dos 14 mil trabalhadores para os sete mil.
 
Modificações

Segundo a decisão, de 13 etapas, duas podem ser realizadas em outras regiões do país, entretanto, as restantes devem ser processadas somente no parque fabril local. Entre elas, estão as etapas que se referem à injeção plástica do gabinete da unidade evaporadora ou da unidade condensadora (base, painéis, grades frontais, laterais e traseiras e tampas externas, quando aplicáveis), fabricação da rede elétrica ou chicote (cabo de força), dos manuais e etiquetas e montagem final.
 
O cumprimento das etapas terá percentuais alterados de ano a ano. De julho de 2016 em diante, estas linhas de produção devem contemplar uma faixa de regionalização na ordem de 30% a 90%, dependendo da etapa.

Fonte: Amazonas Em Tempo

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House