CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Novas fábricas no PIM

  1. Principal
  2. Notícias

15/05/2019

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Antonio Paulo

A maior fabricante de semicondutores, circuitos integrados e módulos de memória de celulares e computadores em atuação no Brasil, a Smart Modular Technologies e que está ampliando os negócios no país, recebeu convite para se transferir de São Paulo para o Polo Industrial de Manaus.

No próximo mês de junho, o governador Wilson Lima deve fazer uma visita à Smart quando vai apresentar as vantagens comparativas da Zona Franca. A ideia central é criar uma forçatarefa do governo do estado, Suframa, deputados federais e senadores na divulgação dos benefícios da Zona Franca de Manaus para diversas empresas no país, em especial às indústrias de bens de informática, produtoras de chips de memória de celular e computadores.

Quem fez o primeiro contato com a direção da empresa foi o presidente do Democratas do Amazonas, Pauderney Avelino. Esta semana, o ex-deputado federal também tem
encontro marcado com o presidente da HT Micron, localizada no Rio Grande do Sul, a segunda maior fabricante de memória do país.

"Estive reunido com o presidente da maior indústria do Brasil deste segmento, a Smart Modular Technologies.

Para se ter uma ideia, esta empresa faturou R$ 2,8 bilhões em 2018. Fiz as contas e mostrei ao presidente da Smart o quão vantajoso ir produzir no nosso polo industrial", declarou o líder do DEM-AM.

VANTAGENS

Segundo Pauderney, a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para estes produtos é de 15%, mas por conta da Lei de Informática e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (Padis) não pagam IPI, mas também não têm direito ao crédito presumido. Enquanto na ZFM, a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), há mais vantagens tributárias.

No final de abril deste ano, o STF decidiu permitir o creditamento do IPI na entrada de matérias primas e insumos isentos provenientes da Zona Franca de Manaus (ZFM).

"Isso é segurança jurídica. É o que o investidor busca para abrir novos negócios.
Nós estamos vivendo um momento decisivo para a Zona Franca de Manaus.
Temos que juntar esforços e buscar trazer estas empresas para Manaus, que vai gerar tecnologia, emprego, massa crítica, além de gerar um grande volume de recursos que serão produzidos na Zona Franca de Manaus", afirma Pauderney ao conclamar o governo do estado, parlamentares federais e Suframa a fazer parte dessa empreitada.

Audiência pública sobre a ZFM

Os impactos sobre a Zona Franca de Manaus são tema de uma audiência pública que será realizada hoje (15) na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados.

O requerimento é de autoria do deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB/AM) e o objetivo é debater os resultados do estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que demonstra os benefícios da Zona Franca de Manaus para o Amazonas e para o Brasil.
O levantamento indica que o modelo gerou impactos socioeconômicos e ambientais positivos para a Região Norte, com reflexos em todo o País.

Para Alberto Neto, é preciso mostrar ao Brasil a importância da ZFM para geração de emprego e renda no Amazonas e em outros estados do país. "Não existe modelo econômico mais eficiente que este. A apresentação deste estudo vai ajudar todos a entenderem a importância que a Zona Franca de Manaus tem para o Brasil. Nosso modelo gera empregos no Brasil inteiro", argumento o deputado federal.

Saiba mais >> PPB para telefonia Ao propor a ação conjunta em defesa da ZFM, o presidente estadual do DEM lembrou da Consulta Pública, chamada pelo Ministério da Economia, para definir o Processo Produtivo Básico (PPB) para os bens de informática principalmente da telefonia móvel.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House