13/09/2013
Nova invasão destrói floresta em terreno da Suframa no Distrito Industrial 2
Um terreno localizado na Rua Palmeira do Miriti, Bairro Distrito Industrial 2, Zona Leste de Manaus, está sendo ocupado de forma ilegal e indevida há cerca de uma semana por diversas famílias. Segundo denúncias, a invasão na área federal, de propriedade da Zona Franca de Manaus, começou no dia 5 de setembro deste ano. Em nota, a Suframa informou que está ciente da situação e que as providências legais cabíveis já estão sendo tomadas.
De acordo com moradores da comunidade Palmeirinha, localizada em frente à nova invasão, as queimadas no local começaram há uma semana e acontecem todos os dias. "Essas pessoas são todas muito necessitadas, elas não tem para onde ir", comentou uma dona de casa que se identificou apenas como Alessandra, de 25 anos.
Segundo ela, esta é a primeira vez em mais de um ano que uma invasão acontece no local.
Segundo Salvanira Maçal, de 30 anos, ninguém foi ao terreno para reclamar a posse. "Desde que essa movimentação começou ainda não vi nenhum policial ou órgão responsável pra tirar esse povo daí", disse a dona de casa, que mora na comunidade Palmeirinha há cerca de seis meses com o marido e três filhos.
De acordo com ela, as brigas no local passaram a ser constantes nesta última semana. "A barulheira de porrada é constante, é grito, é mulher chorando, criança gritando. Tudo muito horrível. Às vezes ouvimos até tiro. Todos eles brigando por um pedaço do terreno", disse ela.
A Polícia Militar, a Polícia Federal, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) já foram acionadas para as devidas providências. Invasões e ocupações de terras da União configuram ilícitos previstos no artigo 20, parágrafo único, da Lei 4.967/66, com pena prevista de detenção de 6 meses a 3 anos.
Questionada sobre o caso, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou que recebeu a denúncia nesta quinta-feira (12) e que agendou uma visita ao local para sexta-feira (13) a fim de verificar a situação.
O órgão afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que os fiscais precisam identificar o problema, seja ele uma invasão, uma queimada ou desmatamento. Segundo informações do Ipaam, caso a invasão seja confirmada, uma ação será movida na Justiça para averiguar o caso e, se preciso, ordenar a reintegração de posse.
Fonte: Portal D24am.com.br
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.
Zona Franca de Manaus Impactos, Efetividade e Oportunidades – FGV
Estudo sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e avaliação da evolução e efetividade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Trabalho realizado pelo grupo de trabalho “GT-Pós Pandemia Amazonas”, criado para pensar soluções inovadoras para o Estado do Amazonas, de modo sustentável, alinhado à criação de valor e melhoria na qualidade de vida da população da região....