05/05/2015
Mesmo tendo seu nome citado até na mídia nacional como a nova superintendente, a ex-deputada não confirma a indicação, mas declarou "que ouviu dizer" que a presidente Dilma Rousseff (PT) indicaria ainda esta semana o novo superintendente e que seu nome estaria fortemente cotado, o que a deixou muito honrada. "Não tem nada formalizado. No entanto, estou sabendo que meu nome estaria fortemente cotado. Eu me sinto muito honrada de estar ao menos cogitada, pois isso representa que a experiência na área de economia não foi esquecida", destacou Garcia.
Sobre a possível nomeação, Rebecca disse que saberia administrar muito bem a autarquia, uma vez que trabalharia tanto o lado da experiência econômica como a experiência política, lembrando que para alguns projetos andarem no Congresso Nacional é preciso estar "junto", correndo atrás. "Eu vi ali que é preciso estar perto, pois quem não é visto não é lembrado, então é preciso estar junto para defender o que é de interesse", comentou.
Outro ponto destacado por Rebecca foi quanto à experiência dos técnicos da instituição e que com isso, ela não estaria sozinha. "A Suframa tem excelentes técnicos, com muitas experiências, então eu não estaria sozinha", finalizou.
Na última sexta-feira (1), o colunista Ilimar Franco, do "O Globo", publicou em sua coluna que "O ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) ganhou a parada contra o governador do Amazonas, José Melo, do Pros. Braga, que é do PMDB, do vice Michel Temer, vai nomear o superintendente da Suframa. Ele indicou para o cargo a ex-deputada Rebecca Garcia, do PP. Ela foi candidata a vice na sua chapa para o governo", diz a nota.
O líder do PSD no Senado, o senador do Amazonas, Omar Aziz, durante a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), no dia 30 de abril, comentou sobre o processo de escolha do novo superintendente. Desde a saída de Thomaz Nogueira, em outubro do ano passado, a autarquia é comandada interinamente pelo servidor de carreira Gustavo Igrejas.
Sucessão da cadeira vira uma briga política
O senador do Amazonas, Omar Aziz, destacou que enquanto o poder público não acabar com essa prática de leiloar cargos públicos, de confiança e técnicos, não será possível sairmos da crise. O senador informou que, apesar de não ter nenhuma relação próxima com Gustavo Igrejas, é totalmente a favor de que órgãos como a Suframa sejam administrados por técnicos de carreira. "Igrejas é um técnico de carreira da instituição, respeitado, bem conceituado, conhece a estrutura e sabe como as coisas funcionam". O senador declarou ainda que conversou com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), quando destacou que a Suframa precisa ser comandada por técnicos e não por políticos, apesar de não querer declarar abertamente o seu voto.
Indefinições
José Melo defendeu a necessidade de um técnico para o cargo, mas disse que não indicará nomes por entender que o cargo é da presidente Dilma Rousseff. "A nomeação é livre da presidente. Mas defendo que se traga para cá, ou permaneça, um técnico. Os grandes desafios da Zona Franca daqui para a frente são técnicos e precisamos de alguém que conheça o modelo e tenha capacidade técnica para buscar soluções", afirmou.
Afronta
Ontem, em encontro com o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, o governador José Melo (Pros) criticou a indicação da ex-deputada Rebecca Garcia (PP) para a Suframa: "É uma afronta. Não é nada pessoal. Mas esse órgão é importante para a saúde do Estado, e, nesse momento, ao cargo, recomenda-se alguém com experiência".
Pacot
A nomeação do novo titular da Suframa não é a única novidade que servidores do órgão e lideranças empresariais esperam na semana. Ontem, era corrente que o Governo deverá anunciar um pacote de bondade.
Do contrário...
No pacote, o PIM espera a liberação de verbas contingenciadas e os servidores da autarquia, a sanção da MP 660, que os beneficia. Do contrário, a futura gestão assumirá sem força política e tendo que enfrentar uma greve como boas vindas.
Fonte: Amazonas em Tempo e Portal Acrítica.com.br, com edição da Assessoria de Comunicação do Cieam