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07/03/2022

A equidade de gênero se tornou um fator determinante nas empresas e, com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o tema ganha ainda mais destaque.

Na Coca-Cola Brasil, essa agenda é construída diariamente. Há mais de 10 anos, a aceleração de índices e temas relacionados a gênero faz parte do plano de negócios da companhia. E para alcançá-los, políticas de diversidade são constantemente implementadas.

No Brasil, os números mostram resultados positivos. Atualmente, as mulheres já são maioria na empresa, representando 57% do total de funcionários (associados) e mais de 50% dos cargos de liderança (gerentes, diretoras e acima). No Amazonas, tema também avança. Presente no Estado há 30 anos, a Recofarma, quarta maior fábrica de concentrados da Coca-Cola no mundo, pela primeira vez é administrada por uma mulher. Desde junho do ano passado, Milena Perez, é quem gerencia a fábrica.

Formada em Administração e com mais de 20 anos de experiência profissional em Supply Chain, Cadeia de Suprimentos, sendo 16 anos no sistema Coca-Cola, Milena passou por cargos como analista de finanças, gerente de compras e gerente de planejamento & logística. Ela, que ingressou como estagiária de finanças na empresa, em 1998, hoje ocupa o cargo de gerente geral, e é responsável por uma cadeia que gera emprego e renda diretos e indiretos para mais de 14 mil pessoas.

“Não esperava chegar nessa posição, apesar de almejar e trabalhar para construir uma trajetória de sucesso. Hoje me sinto empoderada e confiante e muito vem das oportunidades que a empresa proporciona para as mulheres. Além disso, tive muito suporte dos meus líderes. O que eles fizeram comigo é que eu procuro na minha trajetória fazer com outras mulheres. É preciso resgatar a confiança e garantir que as mulheres saibam que o potencial delas pode levá-las muito longe”, destaca Milena.

O caminho de empoderamento e de sucesso profissional da administradora, segundo ela, é desenhado com muita dedicação e exige um balanço e equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira. “Um dos maiores desafios da minha trajetória foi conciliar a maternidade com a carreira. A maternidade já traz um grande desafio para as mulheres que trabalham. Há 15 anos fui mãe solteira em um momento em que a minha carreira profissional estava em ascensão e minha posição demandava bastante. Mas eu tive uma rede de apoio no trabalho e na família que me ajudou bastante. Tive suporte, amor, e a confiança de que tudo daria certo, e deu”, compartilha.

Conhecendo de perto os desafios profissionais e pessoais em um ambiente corporativo com forte presença de homens, Milena buscou, antes mesmo de alcançar o cargo mais alto dentro da empresa, empoderar outras mulheres. Em 2019, ela fundou o movimento Women In Supply Chain, hoje uma grande rede de ajuda que trata de temas sobre equidade de gênero e empoderamento feminino em todas as plantas de concentrados ao redor do mundo.

“Trabalhar no PIM com uma maioria masculina é sempre um desafio. Sempre tratei todos com respeito e exigi respeito recíproco. Mas na área de Supply Chain lidamos com muitos estrangeiros e pessoas de fora do ambiente de trabalho e já vivenciei situações que me fizeram empoderar ainda mais as mulheres. O movimento nasceu de uma vontade de fazer algo pelo talento feminino da indústria. É uma grande satisfação perceber que nas oito fábricas de concentrados ao redor do mundo colocamos esse tema na agenda”, comemora.

Empoderamento do campo

No dia a dia no campo, não é difícil encontrar histórias de mulheres produtoras de guaraná que estão à frente das safras do fruto.

O trabalho de Milena Perez à frente da gerência da Recofarma também reflete no campo. O guaraná produzido e comercializado pelos produtores é comprado pela companhia para a produção de extrato de guaraná utilizados nas bebidas à base do fruto. E o trabalho de empoderamento de mulheres acontece também para além dos muros da fábrica. O Olhos da Floresta, programa da Coca-Cola Brasil em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) voltado para o fortalecimento da cadeira de guaraná no Amazonas, também busca empoderar mulheres.

“O relacionamento da Coca-Cola Brasil com o Estado tem mais de 30 anos. Somos uma indústria dentro do Polo Industrial de Manaus que investe no desenvolvimento econômico e social da região. Além da contribuição da fábrica de concentrados, a empresa investe no programa Olhos da Floresta, que incentiva a produção de guaraná em 16 municípios levando assistência técnica e também ações de empoderamento feminino para as mulheres que muitas vezes chegam a postos importantes e cooperativas”, explica Milena.

No dia a dia do campo, não é difícil encontrar histórias de mulheres produtoras de guaraná que estão à frente das safras do fruto e, ainda, na liderança de cooperativas e associações. Uma dessas mulheres é Angelina Dias Teixeira, 40 anos, presidente da Associação de Produtores Agrícolas da Comunidade Sobrado, em Novo Airão. O município é um dos 16 que integram o programa Olhos da Floresta. Ela, que está à frente da associação desde setembro de 2021, conta que diariamente precisa lidar com os desafios e preconceitos na hora de negociar com outros produtores.

“Por eu ser mulher tive muita resistência na hora de negociar a compra do fruto com outros homens. Mas acaba que minha trajetória no cultivo de guaraná ao longo desses sete anos me ajudou. Eu comecei quando não tinha um programa de incentivo e nem a compra estava certa. Fui firme na luta pela cultura do guaraná aqui no município e eles reconhecem o meu desempenho e a minha contribuição. Além disso, desde 2019, faço tratamento de câncer e sigo firme na luta. Acredito que tudo isso me faz uma mulher forte”, conta orgulhosa.

Fonte: Acrítica

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