14/12/2015
Adesão popular
Para o presidente do CIEAM, a campanha sinaliza transparência e adesão popular. "Quando o povo adota uma campanha do governo isso representa um vínculo de afinidade e interação entre ação pública e demanda social", diz Wilson Périco. Quando há o afastamento, deu no que deu, com a governança federal.
Batuta de Afonso
Ao completar quatro meses, a campanha Nota Fiscal Amazonense já alcançou a marca de 10 milhões de registros com CPFs. Eram 174 mil consumidores no nfamazonense.sefaz.am.gov.br, portal para concorrer às premiações, até novembro último, que já distribuíram, até então, valores de R$ 50 a R$ 30 mil para 11.500 contemplados. Afonso Lobo é o maestro dessa sinfonia fiscal.
Transparência e modernidade
Os números levantados pela Secretaria de Fazenda do Amazonas atestam o vigor da campanha, lançada no dia 3 de agosto pelo Governo Melo. Houve incremento de 26% na quantidade de notas fiscais emitidas, que passou de 13 milhões por mês em julho para 16 milhões por mês em outubro.
Ninguém merece
• Na arrecadação de ICMS no comércio, para desespero da sonegação, o mês de outubro registrou incremento nominal de 7,1%, em relação ao mesmo mês em 2014;
• E isso representa um ingresso de R$ 18 milhões a mais nos cofres públicos. Tais números foram obtidos medidos pelo IBGE;
• E é um alívio a luz do desempenho negativo da atividade econômica no Estado. O governo Melo está tirando leite desta pedra;
• Somente em setembro houve queda de 9,8% no volume de vendas no Amazonas, em relação ao mesmo mês de 2014, conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
Fonte: Maskate, com edição da Assessoria de Comunicação do Cieam