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Navegação aposta em potencial

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23/02/2023

MARCELO PERES

@marcelo.peres @jcommercio

Ma n a u s v i v e grande expectativa de alavancar o setor naval, um mercado ainda incipiente na região, sem o nível de profissionalismo e tecnológico como requerem as atividades em centros mais desenvolvidos. Até maio deste ano, a capital vai sediar um dos maiores eventos do segmento, reunindo expertises de outros Estados do Brasil e de vários países. E as estimativas de negócios são de pelo menos US$ 50 milhões, segundo Lucas Varela, um dos dirigentes da Navegistic, empresa que nasceu em Assunção, capital do Paraguai, t r a z e n d o agora a sua experiência de 10 anos de realizações efetivas para a capital do Amazonas. “No arco n o r t e , j á existe uma infraestrutura naval muito forte.

O que pretendemos trazer é empresas interessadas nesses investimentos, não só do exterior, como também de outras regiões do Brasil”, explica Varela, engenheiro de formação, com larga expertise na atividade. No Brasil, Manaus é pioneira em receber a Feira de Logística Fluvial Intermodal da América do Sul, à qual a Navegistic empresta o nome. Ela é uma das principais vitrines do continente para a efetividade de negócios milionários na área, ressalta o dirigente da empresa. Nela estarão expostos produtos de última geração tecnológica, com grandes potencialidades de atrair investidores de várias regiões do Brasil e do mercado internacional, interessados em ampliar o seu raio de atuação.

O lançamento da 10ª edição no Studio 5, ainda não confirmado pelos organizadores, está previsto para acontecer em 2 de março deste ano, às 19h30, com duração de uma hora, no Centro de Convenções do espaço, na avenida Rodrigo Otávio, na região do Distrito Industrial, entre as zonas Sul e Leste da cidade. Será uma prévia das megas discussões sobre logística fluvial que acontecerão daqui a três meses. O shopping também abrigará a feira que vai durar três dias – de 16 a 18 de maio, das 15h às 21h. Além da presença de potenciais investidores, expertises bra - s i l e i r a s e internacionais farão p a l e s t r a s s o b r e o s mais variados temas ligados ao setor fluvial.

Os principais assuntos a serem abordados são: navegação, logística e hidrovia; indústria, negócios e treinamento; engenharia naval e náutica; e indústria e comércio internacional. Segundo Lucas Varela, a feira da Navegistic é, hoje, o mais importante evento de logística intermodal da América do Sul, expandindo-se do Paraguai, onde o segmento movimenta recursos bilionários, oferecendo uma infraestrutura sólida aos clientes. A conferência, na realidade um mega congresso, promete disponibilizar ao público interessado as últimas novidades da engenharia naval e fluvial.

Feira internacional terá a participação de várias empresas do setor naval do Brasil e de vários países Megaevento será realizado de 16 a 18 de maio deste ano, em Manaus Foto: Divulgação A confirmação de casos de influenza aviária (IA) em países vizinhos ao Brasil levou a Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas) a adotar, desde o ano passado, uma série de medidas para reforçar a vigilância no Estado, intensificando as visitas a granjas e propriedades de avicultura de subsistência. Em novembro de 2022, foram detectados casos de IA na Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Chile.

Assim que a doença foi confirmada, uma equipe de fiscais agropecuários médicos veterinários da Adaf foi deslocada para atuar com vigilância ativa em Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga, que integram a área de fronteira do Brasil com os países vizinhos. A fiscal agropecuária médica veterinária Fernanda Rech, que coordena o Plano Nacional de Sanidade Avícola na Adaf, explica que a agência tem se empenhado para mapear e chegar ao maior número possível de criadouros de aves, levando informação aos produtores. A atividade de orientação enfatiza especialmente a importância das telas, para evitar o contato de seus animais com aves silvestres, que podem ser reservatórios de vírus, e pedindo para que fiquem atentos a qualquer sinal de mortalidade.

Fernanda destaca que, em janeiro deste ano, a Adaf realizou a coleta de sangue e swab de cloaca e traqueia em cumprimento ao Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle. A primeira etapa do inquérito epidemiológico –com coleta de material biológico de aves em mais de 100 granjas distribuídas por 25 municípios –teve como objetivos a detecção precoce de casos de IA e Doença de Newcastle (DNC) nas populações de aves domésticas e silvestres; a demonstração de ausência de IA e DNC na avicultura industrial de acordo com as diretrizes internacionais de vigilância para fins de comércio; e o monitoramento da ocorrência de cepas virais da IA para subsidiar estratégias de saúde pública e saúde animal.

“Agora, vamos iniciar o inquérito epidemiológico voltado para as propriedades de subsistência. Muitas vezes, os animais são criados livres, aumentando o risco de contato com aves silvestres e, portanto, o risco de contaminação”, afirma. Nessas visitas aos pequenos produtores, as equipes da Adaf vão também reforçar a educação sanitária, especialmente nas áreas próximas aos sítios de aves migratórias. O Amazonas tem atualmente quatro sítios de aves migratórias registrados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), localizados na Reserva Extrativista Catuá-Ipixuna; RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) Mamirauá; RDS Piagaçu-Purus; e Ilhas do Cumaru e do Papagaio, entre os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. Neste mês, a Adaf foi notificada de uma suspeita de doença respiratória e nervosa em um plantel de aves de subsistencia, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

A agência realizou a coleta de material biológico e aguarda resultado final da análise do laboratório oficial do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). A IA e a DNC são causadas por vírus, com alto índice de contágio e impactos severos no setor da avicultura. A Adaf pede a colaboração dos produtores, profissionais da área e da população em geral para que notifiquem imediatamente à agência eventos excepcionais de mortalidade de aves silvestres ou domésticas, ou qualquer sintoma compatível, pelo telefone (92) 99380-9174. Adaf reforça medidas de vigilância contra influenza aviária Doença tem alto índice de contágio e impactos severos no setor da avicultura Foto: Divulgação Organização Participam da organização do congresso a Ocinf (Oil Companies Internacional Marine Forum), Abani (Associação Brasileira de Navegação Rios Interiores) e a Sobena (Sociedade Brasileira de Engenharia Naval).

As estimativas são de um público de aproximadamente 400 pessoas nos três dias do evento, com 80 estandes contendo os mais variados equipamentos e avanços tecnológicos que estarão expostos no Studio 5. A cada edição, a feira registra um crescimento de, no mínimo, 30% sobre o nível de atração de novos negócios. E o mercado brasileiro se apresenta como muito estratégico por possuir também um sólido sistema operacional –tem uma ampla rede hidrográfica, com 63 mil quilômetros de rios. Porém, ainda são utilizados comercialmente pela navegação interior apenas 30,9% da rede fluvial do país, corroborando para novos investimentos. Outro dado que se apresenta como muito oportuno para alavancar o setor –apenas 5% da movimentação de cargas no território nacional é realizada por meio desse tipo de transporte naval.

Outro aspecto positivo é que, em termos de densidade, o Brasil dispõe de apenas 2,3 quilômetros de hidrovias economicamente utilizáveis para cada mil quilômetros quadrados de área. E o objetivo é transformar esse cenário, gerando maior interesse de grupos comerciais. “A partir deste ano, toda essa experiência, contato e desenvolvimento de negócios atraca também em Manaus, gerando serviços, conhecimento e tecnologia para ajudar no crescimento e volume de investimentos, como fazemos há dez anos no Paraguai”, acrescenta Lucas Varela, que não esconde seu entusiasmo pelo sucesso amealhado com a realização do evento.

A Navegistic também foca suas atividades no lado social. Paralelamente, a cada edição, escolhe uma entidade filantrópica que receberá seu apoio financeiro, segundo Lucas Varela. Em Manaus, a escolhida foi uma ONG que recebe menores órfãos de pai e mãe, dando assistência e encaminhamento para adoção, dependendo do caso específico. O engenheiro Matheus Araújo vê a feira internacional como grande oportunidade para mostrar as potencialidades econômicas da navegação fluvial no Amazonas. Segundo ele, o evento está sendo aguardado como muitas expectativas no Estado.

Ele é ex-presidente do Sindnaval (Sindicato da Indústria da Construção Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas), e agora faz parte da diretoria da entidade. “O evento de conotação internacional vai trazer muitos benefícios para o setor regional, atraindo empresários de vários países, não só do Brasil”, ressalta ele.”É um evento mundial multissetorial”, afirma. Segundo Araújo, o mercado naval experimentou hoje um novo boom nos negócios, abrindo novas possibilidades de grandes investimentos. “É dentro desse contexto que apostamos em uma reviravolta no cenário da navegação fluvial no Amazonas”, acrescenta o empresário.

Fonte: JCAM

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