CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

‘Não vi e desconheço’, diz secretária do Ministério do Desenvolvimento sobre ‘Plano Dubai’

  1. Principal
  2. Notícias

13/06/2019

Notícia publicada pelo site Amazonas Atual

A secretária Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves, disse desconhecer o ‘Plano Dubai’, que estaria sendo desenvolvido na Sepec (Secretaria de Produtividade, Emprego e Produtividade), do Ministério da Economia. Adriana revelou que a proposta não chegou no ministério, ao participar de audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia(Cindra), da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira, 12.

“Sobre o Plano Dubai, não vi, não recebemos uma apresentação do Ministério da Economia. Mas reafirmo aqui que a competência legal e normativa pelo desenvolvimento regional cabe ao Ministério de Desenvolvimento Regional, junto com os ministérios palacianos, para estar de acordo com as estratégias nacionais”, afirmou a secretária.

A revelação surgiu em resposta ao questionamento do deputado federal José Ricardo (PT), durante debate sobre as ações e programas do Banco da Amazônia (Basa) na Região Norte, com relação aos planos regionais, incluindo o ‘Dubai’, e os processos de participação dos representantes da Amazônia.

Para José Ricardo, é preocupante ouvir que o Ministério de Desenvolvimento Regional não sabe do que se trata o ‘Plano Dubai’. “Isso quer dizer que o ministro da Economia, além de não estar discutindo essa nova estratégia de desenvolvimento para a Amazônia com a população, também não está tratando com ministérios afins, dentro do próprio Governo, como o de Desenvolvimento Regional. Projeto que mais parece uma ameaça direta à continuidade da Zona Franca de Manaus e do projeto que desenvolve e sustenta o Estado do Amazonas”, disse.

O petista também cobrou que o governo federal olhe para a Amazônia, convocando a primeira reunião de 2019 do Conselho de Administração da Suframa (CAS), para aprovação dos projetos industriais. “Estamos quase na metade do ano e nada. Enquanto isso, dezenas de projetos para gerar empregos estão engavetados e o número de desempregados no Amazonas só aumenta”, frisou ele, ainda cobrando a primeira reunião do ano da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), para aprovação de projetos de desenvolvimento regional para os estados da Amazônia.

A comissão aprovou, nesta quarta, audiência para debater o ‘Plano Dubai’ com a presença do secretário do Ministério da Economia, junto às Comissões do Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia(Cindra).

“É de novo um plano de cima para baixo, sem discussão com a sociedade, sem debate com os estados da Amazônia, que é o caso do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, e Amapá. Não tem um debate aprofundado sobre os impactos de cada segmento”, afirmou o parlamentar.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House