CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Na missão da educação empreendedora

  1. Principal
  2. Notícias

27/10/2020

Por Antonio Silva

Presidente da FIEAM, Vice-presidente da CNI e Membro Efetivo do Conselho do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM)

“A sorte dá o êxito àquele que o tenha bem calculado”. Cito esse pequeno trecho da “Carta sobre a Felicidade” que Epicuro, filósofo grego, dirigiu ao seu discípulo Meneceu, para falar de uma pessoa que tem dedicado sua atenção e esforço aos altos valores do progresso, da expansão e enriquecimento da ciência e do saber no nosso Estado. Refiro-me ao professor e doutor José Augusto de Melo Neto, profissional de invejável competência que atua no setor público há 28 anos emprestando sua inestimável capacidade intelectual à Secretaria de Estado de Educação e Desportos (Seduc).

Parabenizo o Governo do Estado pela acertada nomeação em 21 de setembro, conduzindo-o ao cargo de confiança de diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), cargo que desempenha pela segunda vez. O Centro promove educação profissional, como instrumento de cidadania, e José Augusto Neto é um filho desta terra, doutor em Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com especialização em gestão de projetos e tecnologias educacionais.

De 2000 a janeiro de 2017, o gestor da Educação desempenhou vários cargos na Seduc, entre os quais, o de primeiro diretor do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, subsecretário de Gestão e subsecretário pedagógico e secretário de Estado de Educação.

O amazonense também possui experiência acadêmica internacional e conquistou diversas premiações nas áreas de gestão de resultados no setor público e inovação no uso de tecnologias na educação. Em 2005, vivenciou intercâmbio acadêmico-cultural para professores estrangeiros no Japão e concluiu MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. No ano seguinte participou de módulos realizados na Ohio University, nos EUA e, em 2007, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Portugal.

Líder Educacional do Ano de 2018 - título outorgado pelo Latin Quality Institute (RJ) -, o professor José Augusto está atualmente realinhando as ações do governo para atendimento das metas da educação profissional no Amazonas, entre as quais se destacam a oferta de cursos na área da Indústria 4.0, a instalação de laboratórios técnicos, ampliação das unidades de atendimento e parcerias interinstitucionais para gerar empregabilidade aos alunos e ex-alunos do CETAM. Portanto, é um profissional gabaritado, que certamente fará prevalecer cada vez mais a aproximação da academia com o setor privado, auxiliando nesse intercâmbio de interesse produtivo.

Seu livro “Tecnologia Educacional: formação de professores no labirinto do ciberespaço”, publicado em 2007, contém importantes ensinamentos. Doutor José Augusto de Melo Neto é um profissional e servidor público que orgulha os professores e gestores educacionais do nosso Estado. Que a sua administração à frente desta importante instituição seja de pleno êxito e alcance todas as metas do seu planejamento.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House