22/05/2023
O secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério da Indústria, Rodrigo Rollemberg, reforçou o apoio do governo Lula (PT) a manutenção dos incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM) no âmbito da Reforma Tributária.
Rollemberg participou nesta quinta-feira (18) de reunião na sede da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) para discutir com o empresariado local sobre projetos na área de bioeconomia, na Joaquim Nabuco, Centro.
"Todas as manifestações que vi do governo federal é uma percepção muito clara que os incentivos são muito importantes para o desenvolvimento da região. Com uma reforma tributária, talvez, alguma alteração no modelo tenha que ser feito, mas garantindo a manutenção de um dos polos industriais mais desenvolvidos do país", comentou o secretário.
Questionado se a secretaria presidida por ele pensa em ações para diversificar produtos da ZFM, Rollemberg se limitou a afirmar que o estado tem uma oportunidade de receber investimentos de baixo caborno.
Durante a reunião, o secretário ouviu sugestões de empresários e empreendedores locais entre elas, transformar os rios da região em hidrovias, bem como a construção de portos com participação da iniciativa privada.
Rollemberg concordou que a ampliação da estrutura portuária no Amazonas passa pela participação de investimentos privados.
O secretário destacou que a criação da personalidade jurídica do Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA) tirada do papel pelo governo no último dia 3 de maio, vai permitir uma maior flexibilidade na gestão do centro.
"Com isso o CBA vai poder receber recursos do Polo Industrial de Manaus, mas sobretudo vai poder fazer parcerias com a iniciativa privada para desenvolver negócios que gerem riquezas para população", declarou o secretário.
Fonte: Acrítica