29/10/2020
Fonte: Valor Econômico
O presidente Jair Bolsonaro recebe nesta quarta-feira do vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia, Hamilton Mourão, um plano estratégico para desenvolvimento da região amazônica. Mourão afirmou que o documento não estabelece metas, mas objetivos de redução de desmatamento, queimadas e de promoção de iniciativas de bioeconomia, por exemplo.
"A Amazônia precisa de política de Estado que permita desenvolvimento da região", afirmou Mourão a jornalistas nesta manhã, antes da reunião com o presidente. "O plano tem objetivos que serão renovados a cada ano", explicou.
O documento, segundo o vice-presidente, reúne atribuições de diversos ministérios, que serão provocados a agir em conjunto para o desenvolvimento da Amazônia.
Mourão informou ainda sobre a previsão de viagem entre quarta e sexta-feira da semana que vem em que o governo brasileiro levará entre 10 e 12 embaixadores de países da Europa e da América do Sul para sobrevoar a região amazônica. O objetivo é mostrar as ações de combate a desmatamento e queimadas.
Além do sobrevoo, a viagem prevê visitas à Superintendência da Zona Franca de Manaus, a um assentamento e a um ponto de atendimento à saúde indígena.