11/07/2013
O destaque ficou por conta das motocicletas. Em comparação com o primeiro semestre de 2012 houve crescimento 12,26% nas vendas de motos. Com 12.491 unidades vendidas neste semestre, o setor apresentou 41,96% de participação nas vendas acumuladas. O desempenho do setor de duas rodas, no entanto, teve uma leve vantagem em relação às vendas de automóveis e veículos leves, que juntos somaram 16.603 unidades – ou 55,77% do total de vendas -, um crescimento de 11,88% neste semestre. Já em comparação com maio, houve aumento de 5,18% para carros.
O gerente comercial da Kasinski BR Motos, Israel Salazar, confirma os números. Ele explica que neste semestre houve uma retomada na concessão de crédito para os consumidores, o que tem estimulado o consumo deste tipo de veículo. “Anteriormente as vendas de motocicletas estavam em queda por conta da alta taxa de inadimplência no polo de duas rodas, o que fez com que as instituições financeiras limitassem a abertura de crédito para esses consumidores. Devido a essa situação houve uma queda muito grande na procura. Agora, os bancos estão voltando a liberar o crédito, a dar financiamento para algumas cilindradas, então o movimento tem aumentado”, explicou.
A tendência é de um aumento maior ainda para o segundo semestre. Segundo Salazar, até o momento nenhum cliente da Kasinski BR Motos teve o financiamento negado pelas instituições financeiras, o que garante uma expectativa de crescimento que varia de 2% a 6% para os próximos seis meses.
Fonte: JCAM