17/01/2022
Jefferson Ramos
A Moto Honda da Amazônia informou no final da tarde desta sexta-feira (14) que vai reduzir a jornada de trabalho dos trabalhadores a um turno até o dia 28 de janeiro. A medida já começa a valer a partir desta segunda-feira (17). De acordo com nota encaminhada pela empresa ao A CRITICA, o protocolo foi adotado devido à explosão de casos de Covid-19 no Amazonas provocada pela variante Ômicron.
“Para as atividades que não podem ser realizadas em home Office, será mantido um contigente mínimo de colaboradores, assegurando o atendimento aos protocolos de saúde e segurança", esclareceu a multinacional japonesa.
Segundo o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), empresário Nelson Azevedo, as linhas de montagens da Yamaha também passam pelo mesmo processo de readequação por conta do recrudescimento da pandemia no Amazonas. Ele disse que apesar das medidas as duas empresas não vão suspender as atividades por enquanto.
O A CRITICA procurou a Yamaha, que negou a existência de uma novo regime de produção ou mesmo o fechamento de linhas de produção. As duas gigantes do polo de duas rodas do PIM já precisaram suspender a produção por conta da pandemia duas vezes.
A primeira vez foi em março de 2020 por causa da primeira onda de covid-19. A segunda parada foi no início de janeiro por causa da segunda onda que atingiu em cheio o sistema público e particular de saúde. Apesar da pandemia, produção de motocicletas cresceu cresceu 25,9% de janeiro a novembro.
De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), no acumulado do ano, saíram das linhas de montagem 1.118.790 unidades.
No mesmo período do ano passado, foram fabricadas 888.515 motocicletas. Esse é o melhor resultado para o período desde 2015 quando foram produzidas 1.212.075 unidades.
Dados
A explosão de casos de covid-19 no Amazonas coincide com o registro do primeiro caso da variante ômicron no Amazonas, no dia 4 de janeiro. Nesta sexta-feira, foram registrados 2.782 novos casos de Covid-19.
Fonte: Acrítica