CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Moto Honda estabelece prazo para diminuir pela metade emissão de CO2 em Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

23/09/2020

Fonte: Acrítica

Em alusão ao Dia da Árvore, a Moto Honda da Amazônia realizou ontem (21) uma coletiva de imprensa para divulgação dos projetos realizados para preservação do meio ambiente. A redução de 50% da emissão de gás carbônico (CO2) é um compromisso assumido pela montadora até o fim de 2050, que, segundo o vice-presidente industrial, Julio Koga, continua acreditando no potencial econômico e sustentável da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Durante o evento, obedecendo às medidas de segurança à Covid-19, a empresa apresentou as ações praticadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada às margens do Igarapé do Mindu - Colônia Japonesa em Manaus. A área de preservação tem sido um corredor ecológico ao longo dos seus 16 hectares conservando a vegetação nativa, as nascentes que deságuam na afluente e ainda preservam espécies de animais como o Sauim –de –Manaus.

Projeto agrícola

Outra aposta para a salvação da flora brasileira está há 80 quilômetros de Manaus, no município de Rio Preto da Eva, onde além da realização de teste nas motocicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus (PIM) em pistas elaboradas para simular as diversidade de climas brasileiros, também fica situado o Projeto Agrícola da Honda.

No terreno foram replantadas árvores ameaçadas de extinção como mogno, pau-rosa e pau-brasil. A Honda também utiliza o espaço para a plantação de árvores frutíferas como laranja, limão, pupunha, açaí, e ainda plantações hidropônicas de vegetais.

“Nós produzimos 950 quilos de alface semanalmente e 20 quilos de rúcula e isso nós entregamos toda semana no refeitório da empresa”, revela o engenheiro agrônomo, Koishi Miki. A colheita é dividida com instituições filantrópicas como a Gacc, o Abrigo Moacyr Alves e a Casa Mamãe Margarida.

A plantação de árvores frutíferas gera alimentos para os próprios funcionários. Foto: Divulgação/Moto Honda

O meio ambiente e a ZFM

Para o vice-presidente industrial da Moto Honda da Amazônia, Julio Koga, “o meio ambiente está inserido no mundo dos negócios” e por esse motivo a preservação é um dos pilares fundamentais na multinacional japonesa, afim de garantir um futuro mais limpo e em harmonia com a natureza.

Julio afirma que a montadora continua acreditando na força do mercado brasileiro e na missão do modelo ZFM para melhoria da qualidade de vida na região da Amazônia Legal, e apoia a necessidade de manutenção do PIM.

“A matriz econômica original é bem mais ampla. Temos a agropecuária, o turismo e existem várias discussões e vários trabalhos em desenvolvimento para resgatar isso. E acho que todo esse trabalho é importante divulgar para o mundo a importância de manter a ZFM, para manter a floresta em pé”, enfatiza o vice-presidente.

Novos modelos

Mundialmente, a Honda vem investindo para aprimorar o desempenho ambiental dos motores à combustão para desenvolver e comercializar novos modelos com tecnologias de propulsores eletrificados como os veículos elétricos à bateria (BEV), híbridos (HEV) e à célula de hidrogênio (FCV). O Brasil deve ganhar os seus três primeiros modelos híbridos (combustão e elétrico) até o fim de 2023.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House