06/03/2017
A comercialização de televisores no Brasil teve queda de 20% no ano passado, na comparação com 2015, segundo a consultoria GfK.
A exceção ficou com os aparelhos de última geração, com imagem em ultra-alta definição (ou 4K). Embora incipientes no mercado brasileiro, serão a prioridade das fabricantes neste ano.
“Crescemos 16% na categoria de TVs, devido ao mercado HD, em que a alta foi de 168%”, diz Gustavo Assunção, vice-presidente da divisão de eletrônicos da Samsung.
Diferentemente de outras inovações que não vingaram, como os televisores 3D, produtos de ultra-alta definição já começaram a se consolidar, afirma o executivo, recém-promovido ao cargo.
“Em mercados maduros, como nos Estados Unidos e na Alemanha, 25% das TVs vendidas já são 4K. É uma tendência inevitável.”
A LG aumentou em 80% as vendas de aparelhos ultra HD, afirma o diretor da área na companhia no país, Roberto Barboza.
“A procura por telas maiores naturalmente impulsiona o segmento de alta definição. Já começamos a retirar de linha os produtos acima de 50 polegadas que não são 4K.”
A comercialização de TVs da Panasonic permaneceu estagnada no país em 2017, mas a categoria 4K mais que dobrou, diz Claudio Nadanovsky, da companhia.
“Tínhamos dois modelos em nossa linha de produtos em 2015 e subimos para seis no ano passado. Agora, definiremos novos produtos.”
Fonte: Eletrolar.com