06/02/2019
Notícia publicada pelo Jornal Acrítica
A uma plateia que incluía três governadores Amazonas, Rondônia, Roraima e o vice-governador do Acre deputados federais e senadores da Região Norte, o ministro de Infraestrurtura, Tarcísio de Freitas, assegurou que o governo do presidente Jair
Bolsonaro tem interesse político em resolver o passe da BR-319 e vai pavimentar a "Rodovia da Integração".
Até o final do primeiro semestre de 2020, o Ibama e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vão realizar o licenciamento ambiental, com a coleta de fauna e flora, revolver as questões indígenas e a apresentação de todo o projeto de engenharia com a elevação do greide da estrada (declividade) para evitar as alegações e a construção de pontes.
O ministro informou que já existem R$ 100 milhões no Orçamento da União de 2019 para os trabalhos de manutenção e trafegabilidade da rodovia, no entanto, Tarcísio de Freitas disse que a obra não será concluída nos próximos quatro anos.
Foi o coordenador da bancada do Amazonas, no Congresso Nacional, senador Omar Aziz (PSD-AM), quem fez o questionamento ao ministro de Infraestrutura logo no início da audiência.
"Nós já fizemos inúmeras Estrada abre o mercado regional O apoio dos estados de Rondônia, Roraima e Acre à pavimentação da BR-319 se dá porque a estrada abre mercado de dois milhões de consumidores de Manaus para produtos do agronegócio como peixe e laticínios.
"A pavimentação da Manaus Porto Velho é extremamente importante porque vai fazer o escoamento de toda a produção desses estados tornando o Amazonas ainda mais próximo e integrado", comentou o governador de Rondônia, Marcos Rocha.
Ele pediu ao governo federal duplicação da BR-364 que, segundo ele, ajudará fazer melhor a interligação entre os dois estados e o restante do país. O governador de Roraima, Antônio Denarium disse que o asfaltamento da estrada vai permitir que os gêneros alimentícios, fertilizantes e demais produtos cheguem ao estado com mais rapidez.
Governadores do Amazonas, Rondônia, Roraima e o vice-governador do Acre, deputados federais e senadores da Região Norte com o ministro Tarcísio de Freitas reuniões para tratar da BR-319 em pelo menos três governos. Agora, eu pergunto: existe vontade política do governo do presidente Jair Bolsonaro de fazer, de uma vez por todas, a BR-319? A resposta foi positiva e que é uma prioridade do governo.
Então, vamos confiar na palavra do ministro e esperar os próximos passos como o licenciamento ambiental e a execução da obra", declarou Omar Aziz.
O ministro de infraestrutura descartou a possibilidade de delegar ao governo do Estado o licenciamento ambiental da BR319, um pedido da bancada e do governador Wilson Lima, porque a legislação não permite, visto que há terras indígenas que são afetadas pela obra; a BR-319 corta dois estados (Amazonas e Rondônia) e por isso o licenciamento
tem que ser feito pelo Ibama.
"Nosso compromisso é acelerar o estudo de impacto ambien tal (Eia-Rima), obter o licenciamento, fazer a licitação e começar a obra no ano que vem.
É claro que um empreendimento desse porte não pode ser feito em um ano, mas ao longo de quatro, cinco até seis anos.
Este governo vai iniciar a pavimentação dos 400 quilômetros centrais, fazer a manutenção dos trechos da ponta para que o próximo governante conclua a BR-319".
O governador Wilson Lima destacou a importância da pavi mentação da BR-319 tanto do ponto de vista econômico e social para o Amazonas, mas também há uma preocupação ambiental. "De imediato, começamos a criar um sistema de governança para aquelas unidades de conservação ao longo da rodovia para garantir a sustentabilidade das áreas que ficam em seu entorno, fazendo o zoneamento econômico-ecológico para que evitar
qualquer prejuízo ao meio ambiente", disse o governador.
Frase
"A BR-319 é fundamental porque tira o Amazonas do isolamento, ajuda a indústria da ZFM e propicia a mobilização militar" Tarcísio de Freitas. Ministro da Infraestrutura.