CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Ministro promete criar grupo técnico para estudar entraves da ZFM

  1. Principal
  2. Notícias

17/06/2015

O ministro do Mdic (Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior), Armando Monteiro, prometeu criar um grupo técnico no ministério para estudar e entender os desafios regionais que dificultam a exportação de produtos da Zona Franca de Manaus. A promessa foi feita depois de o senador Omar Aziz (PSD) fazer questionamentos ao ministro, nesta terça-feira, 16, durante audiência pública no Senado. Na ocasião, o ex-governador do Amazonas criticou a falta de vontade política do governo federal em asfaltar a rodovia BR-319, e a falta de portos adequados em Manaus.

Omar lembrou que Manaus tem o maior polo de eletroeletrônico da América do Sul e não dispõe de infraestrutura adequada para escoar a produção. "Qual é único transporte que nós temos? Através do rio ou através da aviação". De acordo com o senador, "o Brasil tem um polo eletroeletrônico competitivo, com qualidade, que poderia estar exportando para outros países e se nega a discutir o asfaltamento de uma via para escoar essa produção. Não são os ambientalistas que são irresponsáveis, é o governo brasileiro que não tem responsabilidade com o seu povo.

O senador também disse que Manaus não tem um porto, tem apenas terminais, dos quais dependem quase 600 empresas do polo industrial. "E não se faz um porto lá, porque ambientalmente ninguém quer. Não se pode construir nada. Tem a indústria, mas não tem como levar a mercadoria".

Diante das críticas do senador, o ministro Armando Monteiro fez a seguinte ponderação: "O que é que eu queria prometer pra vossa excelência… Dentro dessa visão mais regionalizada do comércio exterior brasileiro, eu queria criar um grupo técnico no ministério sob a nossa supervisão, exclusivamente voltado para entender os desafios do setor eletroeletrônico que está instalado [em Manaus], isso vale pro polo de duas rodas, que eu conheço… Eu queria deixar essa proposta para que a gente possa entender quais são efetivamente hoje os problemas que impedem ou que dificultam a exportação".

O senador também cobrou um posicionamento do ministro sobre o CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia), que fechou as portas na semana passada com o fim de um convênio que pagava 48 pesquisadores. "Sobre o CBA, vossa excelência vai ter uma notícia muito boa, proximamente", disse Armando Monteiro.

Clique abaixo no link da audiência pública:

https://www.youtube.com/watch?t=25&v=EuKIDp3Ekjo

Fonte: Amazonas Atual

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House