![](https://cieam.com.br/ohs/data/images/2/Ministro-diz-que-BR-319-e-prioridade.jpg?d=)
01/04/2021
Fonte: Acrítica | Sim & Não
Durante reunião do Grupo de Trabalho da BR-319, criado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), o ministro da infraestrutura Tarcísio Freitas reafirmou que a recuperação de 457 quilômetros da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, é um projeto prioritário para o Governo Federal. Segundo Tarcísio, o ministério quer fazer um trabalho que seja “exemplo de sustentabilidade para o mundo inteiro”. “Este trabalho vai estar na vitrine, temos o compromisso de fazer daBR-319 uma referência”.
Novela A repavimentação do trecho já havia sido anunciada pelo Governo Federal mas, mais uma vez, foi suspensa pela Justiça por falta de licença ambiental. Para o ministro, a manutenção de uma rodovia não pavimentada, além de gerar gastos absurdos, é mais danosa ao meio-ambiente.
Possível? “Aquele serviço de revestimento primário se perde, a gente tem que expurgar o material movimentado pelo tráfego dos veículos na chuva. Depois explorar novas áreas de jazidas para fazer o revestimento primário. A pavimentação é fundamental, pois teremos um serviço mais perene, acomodando travessias de fauna, fazendo recuperação das áreas degradadas e demandando muito menos material ano após ano”, frisou Tarcísio.
Bom... O curioso é que o ministro iniciou sua fala dizendo que o amazonense não é “só bom de peixe”, mas que é “ bom de picanha também”. Tarcísio lembrava dos tempos em que foi presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e visitava, comumente, a capital do Amazonas. Ele citou o restaurante Adolpho como uma lembrança marcante.
„.de picanha “Era um ônibus que ficava alí na porta do estádio (antigo Vivaldo Lima), no estacionamento. Tinha uma picanha excepcional. Depois tinha outra também que ficava num 1 ugar simples e que a comida era muito boa, foi demolido depois, perto do Parque 10. Mas tenho certeza que não falta lugar pra comer peixe e picanha em Manaus”.