CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Ministro anuncia estudo para facilitar crédito para motos com reflexos no PIM

  1. Principal
  2. Notícias

11/11/2016

A volta do crédito facilitado para a compra de motocicletas está em estudo pelo governo junto com os bancos públicos. A medida deve contribuir para a retomada da produção e dos empregos no Polo de Duas Rodas de Manaus, que enfrenta quatro anos de crise e somente em 2016 já encolheu 31% em relação a 2015. O anúncio foi feito, ontem, pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, na abertura do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo.

“Nós estamos discutindo com os bancos públicos para financiamento, para melhorar a qualidade. Já foram feitas algumas reuniões com a Caixa Econômica e com o Banco do Brasil para melhorar o financiamento especificamente para motos”, disse Pereira. A medida pretende atender, segundo o ministro, a uma reivindicação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores e Bicicletas (Abraciclo).

Ao longo dos últimos anos, a entidade aponta que o enxugamento do crédito pelos bancos, como resultado da crise e do consequente aumento do risco, agravou o quadro de queda das vendas e da produção de motocicletas concentrada em Manaus.

No acumulado do ano até outubro, a produção foi de 784 mil unidades, o que corresponde a 353 motocicletas a menos que os primeiros dez meses do ano passado. Já as vendas da fábrica para as concessionárias atingiram, no mês passado, 59,1 mil motocicletas, frente a 76,2 mil, em setembro, queda de 22,5%. Com relação a outubro do ano passado (91.205), a retração chega a 35,2%. Segundo os dados da Abraciclo, no acumulado dos dez primeiros meses de 2016, as vendas totalizaram 742,5 mil unidades, queda de 29,3% em relação ao registrado no mesmo período de 2015.

De acordo com o ministro Marcos Pereira, a iniciativa da retomada do crédito para o setor automotivo faz parte de um programa para renovar a frota de veículos do País. “Nós temos uma frota de 55 milhões de veículos, no total. A ideia é ir eliminando veículos de 30, 25 e 20 anos, na média de 800 mil a 1 milhão por ano”, disse. Ele não detalhou, entretanto, como serão feitos os incentivos para que os donos de automóveis troquem seus veículos.

A medida fará parte do Programa de Sustentabilidade Veicular, e, segundo Pereira, será apresentado ao presidente Michel Temer até o próximo mês, disse Pereira, logo após a abertura do salão.

Fonte: Portal D24am.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House