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Metade das TVs que saem de Manaus é ‘inteligente’

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19/02/2015

De olho na mudança do perfil do consumidor que está cada vez mais conectado aos televisores inteligentes, as fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), que concentra toda a produção nacional, estão aumentando o portfólio dessa linha, que hoje representa a metade dos aparelhos produzidos no País.

De acordo com o gerente de novos negócios da Philips, Luiz Bianchi, ano passado o mercado de televisores possuía 25% das linhas Smarts, esse ano o percentual deve aumentar para 50%. "A Philips vem desde 2010 trabalhando nessas plataforma de TVs conectadas no Brasil e estamos aumentando nossa participação nesse segmento. A meta, neste ano, é chegar a 80% do nosso portfólio em SmartTVs", afirma Bianchi.

A empresa, que teve sua linha de televisores vendida para a gigante chinesa OAC, levou ao mercado, no ano passado, 50% do volume de produção em SmartTVs.

De acordo com estudo realizado pelo Ibope, o brasileiro passa um quarto do seu tempo na frente do televisor. Em 2014, o brasileiro passou três meses do ano passado vendo televisão, uma média de 5 horas, 52 minutos e 39 segundos por dia. O tempo que cada indivíduo dedicou à televisão aumentou mais de 40 minutos, nos últimos sete anos.

O aumento do consumo de TV, de acordo com o Ibope, deve-se principalmente ao aumento de acesso a serviços pagos via televisores conectados à internet e TV por assinatura.

Sem revelar números, o gerente de SmartTVs da Samsung, Werner Gropp, afirma que, de dois anos e meio pra cá, a produção dessa linha tem crescido cada vez mais, principalmente, pela queda no preço das tecnologias, o que facilitou a aquisição desses aparelhos pelos consumidores. "O acesso maior à internet, com indicadores de velocidade e números de usuários maiores, além do aumento no número de aplicativos com oferta de programação como Netflix, Spotify, influenciaram na mudança do perfil do consumidor e no interesse por esse produto", destacou Gropp.

As empresas apostam, agora, em novas tecnologias como os televisores com imagens ultra definidas, 4K Ultra HD, e com telas curvas. A tela 4K tem resolução horizontal em torno de 4 mil pixels. Ela oferece cerca de quatro vezes o número de pixels de uma tela Full HD.

Para o gerente da Philips, essas devem ser as novas sensações em TVs deste ano, pois cada vez mais o brasileiro consome televisores com telas maiores. "Como a tendência é perder qualidade de imagem com telas grandes, a 4K ajuda a conciliar isso também. As telas podem chegar a 65 polegadas", disse Bianchi.

Já a Samsung, lançou a TV tela curva que também prima pela qualidade da imagem. "A TV tela curva tem quatro vezes mais qualidade de imagem com mais detalhes que as outras", disse o gerente da Samsung.

Os aparelhos da Série 6900 Ultra HD da Philips possuem telas de grandes dimensões, com 50 e 58 polegadas e preço sugerido de R$ 3.799,00 (50 polegadas) e R$ 4.699,00 (58 polegadas).

Já a Samsung lançou a TV Ultra High Definition - 4K (resolução quatro vezes maior que a Full HD) com tela curva. O modelo HU9000, com 65 e 78 polegadas, tem preço sugerido a partir de R$ 17.499.

Fonte: Portal D24am.com

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