05/08/2016
Apesar de sofrer uma queda de 19,3% no primeiro semestre deste ano na comparação com 2015, a produção de eletroeletrônicos começa a se recuperar, apontam dados da Abinee, que representa empresas do setor.
Em junho, as fabricantes tiveram um aumento de 1,3%, a quarta alta mensal consecutiva da indústria.
Ainda assim, não foi o suficiente para reverter o tombo do primeiro trimestre, uma redução de 26,8% em relação ao ano passado.
O segmento de eletrônicos teve o pior desempenho e produziu 26,9% menos no primeiro semestre -nos primeiros três meses, a queda havia sido de 35%. Entre as fabricantes de elétricos, a redução foi de 13,2% no semestre.
Na segunda metade do ano, o setor deverá atingir o mesmo nível de produção de 2015, avalia o presidente da associação, Humberto Barbato.
"Os empresários já começaram a perceber o crescimento das vendas, e o segundo semestre é o período mais forte, pois é quando o varejo faz seus pedidos para o fim do ano."
Apesar do maior otimismo, o setor não espera uma recuperação total ainda em 2016.
Na Panasonic, a fabricação de televisores e aparelhos de som deverá diminuir 7% neste ano em relação a 2015, diz o gerente-geral Sergei Epof.
"Desde maio, porém, a produção tem subido, mensalmente, entre 6% e 7%. A perspectiva é que o mercado pare de cair", afirma.
Em 2015, a indústria como um todo produziu 23,5% menos que no ano anterior.
Fonte: Folha de São Paulo