CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Mercado otimista com chegada do verão e venda de condicionadores de ar

  1. Principal
  2. Notícias

26/07/2018

Notícia publicada pelo Em Tempo Online

Segundo semestre sempre é o momento em que o manauara sofre com altas temperaturas uma vez que chega a época do verão amazônico. Com isso, a venda de condicionadores de ar aumenta aquecendo a produção e o comércio. É nessa época que muito consumidores esperam para trocar o aparelho que não pode faltar nas casas de Manaus.

Nova marca de condicionadores chega a Manaus

Com a confiança em alta uma nova fábrica vai se instalar no Polo Industrial de Manaus (PIM), novos investimentos e ampliação fizeram com que a maior fabricante da arcondicionado do mundo, a chinesa Gree chegue no parque fabril, com novidades e lançamentos, a marca chega em 2019. A novidade foi anunciada durante a Eletrolar Show 2018, com isso a expectativa é de que a geração de novas vagas de emprego aumente de maneira considerável, aumentando a confiança na indústria local.

Cautela no mercado

Apesar da retomada da economia o vicepresidente da Associação do Comércio no Amazonas (ACA), Ismael Bicharra, o mercado ainda está alerta. “Estamos em um momento delicado na economia nacional e em Manaus a situação piora, uma vez que estamos com fábricas indo embora, mesmo que o segundo semestre melhore, não acho que vá bater o mesmo período em relação ao ano passado”, declarou.

O ar-condicionado deixou de ser artigo de luxo para os amazonenses, uma vez que no verão amazônico, apesar da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) ainda não ter os dados definidos de quanto as vendas desses aparelhos aumentam nessa época do ano, mas garante que as altas temperaturas elevam as vendas de modelos mais em conta como os slipts 7.500 Btus.

Para o comerciante Renato Batalha, o aparelho é indispensável, casado recentemente ele cotou que o item foi um dos primeiros da lista para a nova casa. “Saímos a procura de um aparelho com qualidade e que não deixasse a gente na mão nos dias mais quentes, como meu quarto não é pequeno, optei por comprar um de 10 mil Btus, comprei a vista o que me fez ter uma boa margem de desconto”, disse.

Polo Industrial do Amazonas

O segmento de ar-condicionado é um dos principais do Polo Industrial de Manaus (PIM), o setor aumentou em 20% a produção para o segundo semestre, apesar de grande parte da população ainda não possuir o aparelho em casa, o crescimento segue expressivo uma vez que o item virou essencial nas residências do Amazonas

Comércio em Manaus

Na loja da rede TV Lar as vendas aumentaram em 20% só no início do período, de acordo com o gerente da unidade da Avenida Grande Circular, Jesuíto Moura, no primeiro semestre eram vendidas até três peças por dia, hoje, o número aumentou para dez.

“Estamos com promoções, os ar condicionado de 7.500 Btus estão sendo vendidos a R$700, com esse valor conseguimos melhorar de maneira significativa as vendas, além disso estamos com o estoque cheio, sabíamos que esse ano seria mais quente e então resolvemos nos prevenir, a expectativa é que até o fim do ano esse estoque precise ser abastecido novamente”, comemorou.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House