22/08/2013
Mercado de trabalho no Amazonas avança 77,11% em julho
O mercado de trabalho amazonense gerou 3,33 mil postos com carteira assinada no mês de julho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (21) pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE-AM).
O total representa um avanço de 77,11% em relação a julho do ano passado, quando 1,88 mil trabalhadores foram contratados no Estado. Já na comparação ao último mês de junho, quando 2,33 mil pessoas voltaram a fazer parte do quadro de mão de obra ativa no Amazonas, esse crescimento foi de 42,88%.
O setor de serviços com saldo de 1,01 mil vagas preenchidas, puxou os índices de empregabilidade, com destaque para os segmentos de informação, comunicação e entretenimento, transportes, serviços auxiliares dos transportes, além dos serviços profissionais e administrativos. Na rota da geração de mais empregos, ainda aparecem a construção civil (864 postos), comércio (721 postos) e indústria (613 postos).
Segundo o titular da SRTE-AM, Dermilson Chagas, o comportamento cauteloso da indústria em relação a novas contratações deve seguir até o fim deste mês, quando o setor começa a buscar mão de obra para atender a demanda de fim de ano. A expectativa de contratação média mensal do setor deve ficar entre 1,5 mil e duas mil pessoas até novembro.
"A indústria terá um crescimento tímido nos índices de empregabilidade que não deverá ultrapassar 1,5%. Por outro lado, o comércio e os serviços devem manter bons patamares de evolução e deverão segurar a pressão contra o desemprego no Estado. Por isso, mantemos a estimativa inicial de que sejam criados 12 mil empregos diretos este ano", disse.
De acordo com a SRTE, o Amazonas deve gerar cerca de 5,5 mil empregos durante este terceiro trimestre, a partir da demanda principalmente da construção civil, com o início das obras da Cidade Universitária e os lançamentos de novos negócios para os públicos A/B, além do reaquecimento da indústria em Manaus.
Entre esses lançamentos, a incorporadora Patrimônio que unificou a marca com a Manaú Engenharia anunciou obras para esse segmento. Mesmo sem revelar detalhes de investimento, a Patrimônio Manaú informa somente que aposta pesado em marketing e no quesito localização quando o assunto é produto.
"O momento é oportuno para novos negócios. Por isso, o nosso mote é mostrar que o melhor começa agora", explicou o diretor executivo da Patrimônio Manaú, Marco Bolognese.
Fonte: Amazonas Em Tempo
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