CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Menezes será 3o militar a comandar a Suframa

  1. Principal
  2. Notícias

09/01/2019

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

O coronel reformado Alfredo Menezes será o terceiro militar a assumir a superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) desde a sua criação. A confirmação da escolha do militar foi feita pelo secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos Alexandre Costa, durante evento realizado pela secretaria ontem, em Brasília. A nomeação do novo superintendente deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.

"Quero agradecer ao coronel Menezes que está aqui com a grande missão de reconstruir a Suframa", disse o secretário Alexandre Costa, durante a abertura do evento que marcou o início das atividades da Sepec, que tradicionalmente esteve vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), que está sendo incorporado pelo Ministério da Economia.

Menezes foi convidado nominalmente para o evento realizado ontem pela Sepec no Auditório Auditório Vladimir Murtinho, no Palácio do Itamaraty, na condição de superintendente, conforme e-mail enviado pelo Cerimonial do MDIC à autarquia.
Abordado pela reportagem, evitou confirmar a nomeação.

"Quem anuncia é o presidente", disse. Discreto, confirmou que falou pessoalmente com o presidente Jair Bolsonaro sobre o assunto, mas apenas sorriu ao ser questionado se a nomeação seria publicada nos próximos dias. Doutor em Planejamento, pela (instituição), o coronel reformado foi um dos articuladores da campanha do presidente Jair Bolsonaro na Amazônia e é muito próximo do General Villas Boas, um dos nomes mais influentes do governo, com quem trabalhou em projetos do Exército na região.

NOVO CENÁRIO

Desde a última terça-feira (2), decreto publicado pela Presidência da República vincula a Suframa e outros 22 órgãos da administração federal indireta ao Ministério da Economia, de Paulo Guedes.

A pasta reúne os antigos Ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, além de absorver boa parte das funções do Ministério do Trabalho.
O decreto 9.660/2019 foi publicado em edição extraordinária no Diário Oficial da União (DOU) e trouxe a nova estrutura da administração federal.

A mudança é tomada com otimismo pelo novo superintendente, uma vez que a proximidade das relações podem favore cer a Zona Franca e sua relevância para o país. "O padrão da nossa gestão tem de ser a desregulamentação, derrubar barreiras, mas com diálogo, metas e cronogramas", disse Alexandre Costa ao falar sobre as metas do atual governo para o desenvolvimento regional e nacional. "A orientação que temos e encaminhamos é para construir uma agenda de produtividade em todo o país, contando com toda a estrutura do Estado, como as representações regionais", afirmou Igor Calvet, da Secretaria Especial de Produtividade do Ministério da Economia, ainda durante o
evento que contou com participação de representantes de autarquias e líderes de setores nacionais.

TERCEIRO MILITAR

Com um intervalo de 36 anos, o coronel Menezes é o terceiro militar a ocupar a superintendência da Zona Franca. O Cel. Floriano Pacheco foi o primeiro, em 1967, enquanto o Cel. Joaquim Pessoa Igrejas Lopes assumiu o caro em 1983.

Oficial da reserva, Menezes atuou em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), instituições internacionais muito criticadas por Bolsonaro, e foi auxiliar do ex comandante do Exército e ex-chefe do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Villas Boas.

`Boa articulação'

Na visão do economista Willander Buraslan, a aproximação de Alfredo Menezes com o Governo Federal pode conquistar recursos que gerem avanços para a industrial 4.0, o avanço comercial e do distrito agropecuário de uma maneira mais célere e assertiva. "As articulações dele não serão um problema no meu ponto de vista. Acredito que o principal desafio dele, sejam em lidar com os avanços regionais de forma proporcional aos benefícios que a Suframa promove ao país", acrescentou o economista.

`` Wilson Périco

BRASÍLIA

PRESIDENTE DO CIEAM

"Excelente nome e sem indicação política, o que no meu entendimento é muito salutar para a Suframa. Fora que ele é uma pessoa de confiança do presidente e das Forças Armadas, o que pode ajudar nas ações de infraestrutura utilizando a estrutura e know how das próprias Forças Armadas. É importante acrescentar que precisamos destravar a questão de novos PPBs, assim como desenvolver novas atividades explorando as potencialidades da região amazônica, e a Suframa é o principal agente de desenvolvimento do Governo Federal para isso na Região Norte. O resgate da representatividade e da autonomia da autarquia é de extrema importância para o futuro. Temos servidores competentes para cuidar disso aqui na Suframa, buscando sempre o que é melhor para a região e para o País, respeitando os direitos constitucionais do modelo Zona Franca de Manaus."

Frase

"Quero agradecer ao coronel Menezes que está aqui com a grande missão de reconstruir a Suframa" Alexandre Costa Secretário da Sepec

CDL aposta na experiência

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag, aposta na experiência e grau de interlocução com Brasília como pressupostos do novo gestor da Suframa. "Primeiro que ele (Menezes) é uma pessoa competente, ele é conhecedor, professor e palestrante", detalha o dirigente. Na opinião dele não adianta ter um superintendente com larga experiência, mas sem influência entre ministros e o Planalto. "Então não adianta ter o melhor nome de todos, mas com acesso zero à Brasília, com dificuldades de contato com o segundo ou terceiro escalão, por exemplo. Se ele tiver força política ou uma linha direta com o Executivo, isso fortalece a economia local, pois o País deve mudar muito em política financeira", acredita Assayag.

Apesar de ainda não saber o grau de conhecimento do superintendente com as questões que envolvem a Suframa, o presidente do CDL afirma que basta o novo gestor estar cercado por uma boa equipe conhecedora para fazer os ajustes, reformas e desburocratizar. "E ter acesso direto à Brasília", completa.

Personagem

VICE-PRESID. DA FIEAM

Nelson Azevedo

"Que venha com propósito de unir e somar"

O coronel reformado Alfredo Menezes é o novo superintendente da Suframa "Nós da indústria não temos preferência por A, B ou C. O que queremos é que venha uma pessoa com preparação para defender nossos interesses e constantes ataques, e os militares são preparados e capacitados com o conhecimento. Diante disto, esperamos que ele venha com o propósito de unir e somar, principalmente na questão dos PPBs (Processos Produtivos Básicos) que dificultam a instalação de novas empresas na região. Por conta do viés militar e o bom trânsito no âmbito do Governo Federal, acredita-se que ele seja de suma importância para a articulação de demandas do Governo do Estado e a bancada federal.
Mas, além disso, é necessário também procurar uma interação com os demais Estados da Amazônia Ocidental que fazem parte da atuação da Suframa. Esperamos que ele nos ajude a resgatar a velha Suframa que era conhecida por sua força econômica".

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House