10/10/2022
Fonte: Xinhua 10.10.2022 09h26
Múltiplos índices de logística reverteram recentemente suas trajetórias descendentes com melhorias na demanda de mercado e operações de negócios, indicando que o motor econômico da China está no caminho certo para fazer um retorno graças a políticas pró-crescimento conjuntas.
Durante o último feriado nacional de uma semana, as empresas de entrega expressa da China ficaram tomadas por pedidos, lidando com mais de 4,1 bilhões de pacotes no total, informou a Administração Estatal de Correios.
Um índice da indústria mostra que o mercado de correio do país se recuperou de seus níveis baixos anteriores para se tornar ativo em setembro, um mês geralmente flutuante.
O índice de desenvolvimento de entrega expressa da China, uma medida das atividades e tendências de todos os negócios de entrega expressa, chegou a 353,1 no mês passado, um aumento de 13,5% em termos mensais.
O índice de logística do comércio eletrônico reverteu a contração de agosto subindo para 108,1, perto do recorde deste ano de 108,9 registrado em fevereiro, de acordo com uma pesquisa realizada conjuntamente pela Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP) e pela gigante do comércio eletrônico JD.com.
As melhorias não se limitam ao setor de comércio eletrônico. O índice que acompanha o desempenho do mercado logístico do país ficou em 50,6% em setembro, um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação a agosto, revertendo uma tendência de perda de dois meses, segundo a CFLP.
Hu Han, pesquisador do Centro de Informações de Logística da China, atribuiu a recuperação à implementação de macropolíticas, à recuperação constante do consumo das famílias, ao rápido crescimento em energia e logística, assim como à restauração da capacidade de fornecimento logístico.
A maioria dos subíndices subiram no mês passado. O subíndice para novas encomendas foi de 50,1%, um crescimento mensal de 3,2 pontos percentuais, indicando um aumento nas encomendas e a recuperação da demanda no mercado logístico, disse He Hui, presidente assistente da CFLP.
A infraestrutura logística do país foi estável no geral em setembro, disse Hu, observando a forte resiliência da rede expressa de comércio eletrônico, como indicado pela rápida recuperação do volume de negócios e subíndices de novas encomendas.
Devido ao aumento de pedidos e receitas, a rentabilidade de empresas de tamanhos variados mostrou sinais de melhoria, disse Hu, acrescentando que o desempenho das empresas no terceiro trimestre foi significativamente mais forte do que no trimestre anterior.
"À medida que as políticas para estabilizar a economia e apoiar as empresas surtiram gradualmente efeitos, as operações de negócios no setor logístico registraram uma melhoria geral", disse Hu.
Este ano, a China revelou um pacote de medidas para combater as interrupções causadas pela COVID e coordenar o controle pandêmico. No final de setembro, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, pediu a implementação da política e exigiu esforços para garantir uma logística fluente e o fornecimento estável de carvão e eletricidade.
Olhando para o futuro, analistas dizem que situações econômicas internacionais complicadas, ressurgimentos de casos de COVID-19 em várias regiões e demanda fraca podem combinar-se para pesar nas operações logísticas no quarto trimestre.
(Web editor: Beatriz Zhang, Renato Lu)
Fonte: http://portuguese.people.com.cn/n3/2022/1010/c3098...