CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Medidas de Bolsonaro trazem otimismo

  1. Principal
  2. Notícias

08/01/2019

Notícia publicada pelo Jornal do Commercio

Até o momento, as medidas anunciadas na primeira semana de governo, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, envolvendo a Zona Franca de Manaus, têm surtido efeito positivo e têm sido vistas com bons olhos por representantes da indústria local. Para eles as medidas estão sendo cumpridas de acordo com as promessas de campanha do presidente eleito. Uma delas é a prorrogação dos incentivos fiscais para empresas que inte-gram as superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Sudam (Superintendência do Desenvolvimento do Amazonas). Sancionada no último dia 4, pelo presidente.

"Tudo que ele fez até agora está alinhado ao compromisso proposto na campanha". A declaração é feita pelo presidente do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Wilson Périco, ao avaliar o balanço da primeira semana de governo de Jair Bolsonaro. Ele refuta que diferente do que muitos pensam, o modelo Zona Franca, não é um peso para o país, e sim uma grande contribuição que pode ser comprovada através de dados. "Esse conceito de renúncia fiscal deve ser previsto porque é um programa de Estado. E o presidente tem respeito pela Constituição Federal. O modelo é visto como confirmação desse compromisso. As medidas do presidente estão e acordo com as nossas expectativas. Mas temos que mudar a assa forma de nos posicionarmos nesse novo cenário político. Precisamos deixar de ser reativos e sermos proativos. O nos modelo traz resultados, mas assalto que não temos só o modelo como potencial no Estado. Aliás, temos uma infinidade de potenciais. Minérios, turismo, piscicultura e isso o país tem que enxergar também. Precisamos levar isso aos olhos dele. Nos envolvendo mais e sendo mais participativos".

O presidente em exercício da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Nelson Azevedo, ressalta que existia sim uma pre-ocupação em relação a prorrogação dos incentivos fiscais no Imposto de Renda e essa foi uma das bandeiras levantadas pelo presidente "Sem esses incentivos fica muito difícil para nós aqui na nossa região porque nós temos uma logística muito difícil. A gente vinha lutando, temos muitas empresas preocupadas com isso. Pelo menos uma parte dessa guerra em tomo da Zona Franca, já está vencida".

Para Périco, o compromisso do presidente com o modelo ZFM, é um sinal de novas perspectivas e uma demonstração de resgate de confiança econômica. Ele frisou que, embora existam regiões que não enxergam o Amazonas como um grande contribuinte para a economia do país, alguns acreditam no modelo e sugerem uma nova postura em relação a essas discussões. "Nós temos que mudar nossa atitude também, e mostrarmos para esse governo e aos outros Estados da União que longe de sermos um problema, longe de sermos um peso para o país, nós somos sim grande parte da solução". Para ele a decisão do presidente reforça ainda um momento em que a economia dá sinais de retomada. "Nós sofremos muito em outros governos, apostamos a nossa confiança em outras gestões, que resultou numa grande frustração. É um novo momento, tanto para politica, quanto para economia do país".

A longo prazo

O fato de Jair Bolsonaro concretizar uma das promessas de campanha ao dar continuidade aos incentivos, é comemorado também pelo presidente da Aficam (Associação dos Fabricantes de Insumos e Componentes do Amazonas), Mário Okubo. "Ele jamais iria prejudicar o Estado. Ele percebeu que se trata de um modelo forte, com grande potencial. E isso é um dos sinais de que coisas boas estão por vir", disse o presidente da Aficam, como um dos representantes que acredita que a economia vai melhorar, principalmente para o setor componentista. "Muitas empresas fecharam, deixaram o Estado em função da crise. Nós queremos um aumento dessas empresas. São mais investimentos. A expectativa é que gradativamente as coisas melhora Será a passos lentos, a longo prazo. Mas temos que trabal com o pé no chão".

Projeto

O incentivo da Sudam sancionado pelo presidente Bolsonaro corresponde a isenção de até 75% no IR (Imposto de Renda), às empresas do Polo Industrial de Manaus que utilizam esses benefícios juntamente com as isenções administradas pela Suframa no imposto de importação e no imposto sobre produtos industrializados. A prorrogação prevista no projeto garante o beneficio até 2023, com as empresas que tiverem projetos aprovados podendo usufruir dos incentivos por 10 anos.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House