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Marcas mostram novidades em Milão

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06/11/2013

As motos Scooter inéditas serão apresentadas hoje (5) no Salão de Duas Rodas de Milão, na Itália. Mas a expectativa da exposição está voltada para as motos Premium de alta cilindrada – assim como no Salão Duas Rodas, realizado em São Paulo, no mês passado –e para a Bramont, montadora com fábrica no PIM (Polo Industrial de Manaus), das marcas Benelli e Keeway. As demais fabricantes asiáticas instaladas no PIM apenas observam o desempenho dos modelos concorrentes no salão europeu, já que seu mercado está voltado para o consumo interno no Brasil e Mercosul, salvo raras exceções, segundo as assessorias de comunicação.

Uma vez por ano, a metrópole italiana da moda muda sua vocação e cede o lugar para a EICMA (Exposição Internacional de Ciclomotores, Motocicletas e Acessórios) em sua 71ª edição, transformando Milão na capital mundial das motocicletas.

Este é um dos maiores eventos dedicados ao segmento de duas rodas. A 71ª edição do motoshow acontece no período de 5 e 10 de novembro e conta com 170 fabricantes e mais de mil expositores.

A Bramont, que atualmente produz os utilitários da indiana Mahindra em Manaus (AM), entrou no segmento de duas rodas com os modelos Keeway Target 125 motocicletas de R$ 4,5 mil e Benelli TRT 1130 de R$ 57.990. A missão é de conquistar o mercado nacional, segundo a empresa.

A italiana Benelli, que passou para o grupo chinês Qianjang, já começou a ser montada na planta de Manaus em regime de CKD - as partes chegam desmontadas. Um dos primeiros modelos nacionais é a TNT 899, uma naked com motor de três cilindros que desenvolve até 98 cavalos de potência a 9.500 RPM e custará R$ 38.990. Na categoria touring, a Benelli terá a TRE 899 K, por R$ 45.690, e uma versão mais potente, a TRE 1130 K, que sairá R$ 52.890. Completa a lista de motos a TRE 1130 K Amazonas que estará disponível por R$ 56.490, ainda neste ano.

Em janeiro de 2014, começa a ser fabricada a naked BN 600, com motor de quatro cilindros e 82 cavalos de potência, que tem preço provisório de R$ 24.690. Além dela, chega a TNT 1130, com 120 cv, por R$ 44.890, e sua "irmã" mais invocada, a TNT R 1130, com 157 cv e preço de R$ 57.990. Todos os modelos Benelli saem de fábrica com freios dianteiros Brembo.

Já a Keeway inicia produção no Brasil em janeiro de 2014 e deve começar a ser vendida em março. A marca é mais focada em modelos de baixa cilindrada, de 125cc a 350cc, e terá pela frente concorrentes consolidados no mercado nacional, além de uma turma de rivais vindas da China. A Keeway expos toda a sua linha de veículos no evento no Salão de São Paulo e deverá repetir a dose em Milão.

O modelo de entrada foi a cub Target 125, por R$ 4,5 mil. Já entre as street, a RKS 125 custará R$ 4.890, com motor monocilíndrico de 11 cv, partida elétrica, cinco velocidades e freio dianteiro a disco. A versão de 150cc sairá por R$ 5.370. Mais esportiva, a RKV 150 chegará com valor de R$ 5.804, enquanto a TXM 150 representará o estilo motard, por R$ 6.326 -mesmo preços da trail TX 150. Dois scooters serão os modelos mais caros da Keeway nesta primeira fase. O Logik 150 terá preço em torno de R$ 6,5 mil e o Index 350 custará R$ 12.990. Todos os preços ainda são provisórios e podem ser alterados até o respectivo lançamento.

De acordo com o diretor comercial da Bramont, Jean Anwandter, a expectativa é de vender cerca de mil unidades da Benelli e 15 mil da Keeway já em 2014. Para atingir o objetivo, ele espera contar com 110 concessionárias Keeway no final do próximo ano. "Já temos 28 interessados com carta de compromisso para iniciar as operações em março", afirmou.

Segundo Anwandter, a Bramont, que pertence ao grupo chileno Minvest, tem um sonho: tornar-se a terceira marca em vendas no Brasil com as duas marcas. Em um mercado dominado por uma única marca, a Honda, significa 80% do total de vendas no ano, o sonho pode não ser tão impensável, mas para isso Keeway e Benelli precisam superar a Suzuki, atual terceira maior, com vendas de 21,5 mil de janeiro a setembro e 1,90% do mercado.

Mais asiáticas

Outra novidade do Salão de Milão fica por conta da scooter J300 que marca a entrada da asiática Kawasaki no segmento preferido na Europa. Seguida pela Yamaha que apresenta seu novo modelo “Dark Side of Japan”, onde já faz parte a FZ-09, ou MT-09 como é conhecida em alguns mercados. Já a Honda vai apostar na scooter SH125 e na touring CTX1300, dedicada a quem gosta de viagens longas em cima de uma motocicleta equipada com um propulsor V4 de 1.261 cm³, segundo os organizadores do evento em Milão.

Novidades italianas


As marcas italianas preparam algumas novidades. A Ducati apresenta a nova e exclusiva premium 1199 Superleggera, a variante mais potente dentre a família Panigale. Baseada na 1199 Panigale R, a nova superesportiva terá apenas 500 unidades produzidas e algumas chegarão ao mercado brasileiro, por cerca de R$ 280 mil. A Superleggera traz o motor Superquadro, um bicilíndrico em “L” de 1.198 cc capaz de gerar 200 cv de potência e 13,9 kgfm de torque – 5 cv e 0,4 kgfm a mais que na versão R. O peso seco de 155 kg só foi possível por conta do quadro monocoque de magnésio e o subquadro e a carroceria produzidos em fibra de carbono, além das rodas de magnésio forjado. Talvez seja a melhor relação peso/potência já vista em uma moto de produção, segundo a fabricante. Cada cv carrega apenas 775 gramas. Além da Superleggera, a tradicional fabricante italiana vai mostrar a 899 Panigale também é esperado que a nova Monster desfile no evento.

Já o lançamento da compatriota MV Agusta ainda é um mistério. Certeza só o nome: Turismo Veloce 800. Especula-se que a nova moto da marca italiana seja uma crossover e fará parte da família de modelos com motor três cilindros de 800 cc como a Brutale, F3 e Rivale – que também será uma das atrações. Entre as marcas “forasteiras”, a BMW Motorrrad promete quatro novidades para o motoshow, sendo duas estreias mundiais. A renovada touring R 1200 GT e uma versão naked da superesportiva S1000 RR. As outras duas foram recém-apresentadas pela fabricante, mas farão sua estreia pública no EICMA 2013.

O evento vai receber a “vedete verde” da BMW Motorrad. Apresentada no fim de setembro, o scooter C Evolution tem propulsão totalmente elétrica. Instalada na extremidade do monobraço traseiro, a unidade gera 47 cv de potência máxima a 4.650 rpm e o torque chega aos 7,34 kgfm, é entregue aos 4.500 giros. A scooter “ecologicamente correta” alcança a velocidade máxima de 120 km/h. A autonomia é de até 100 km com uma carga completa.

A novidade das esportivas fica por conta da austríaca KTM que traz a versão de produção da 1290 Super Duke R, com um motor de 1.301 cc.

Fonte: JCAM

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