11/09/2018
Notícia publicada pelo site Economia Uol
Em comemoração aos 120 anos da marca, a Caloi lançou neste mês a Caloi 10, uma edição comemorativa, limitada e numerada. Custa R$ 5.499. Foram feitas apenas 120 unidades.
Vendida em 2013 para o grupo canadense Dorel, a empresa teve, ao longo de sua história, algumas bicicletas que ficaram na memória do brasileiro, como Caloi 10, Ceci, Caloi Cross e Mountain Bike. Outro destaque foi a campanha publicitária "Não esqueça da minha Caloi", lançada em 1978 (veja abaixo).
De acordo com a empresa, o modelo comemorativo é uma releitura clássica da Caloi 10, lançada em 1972, sendo que "cada detalhe remete à bicicleta daquela época". O quadro foi pintado na cor azul petróleo com detalhes em marrom (como o selim e o guidão), "tom que ditava moda nos anos 70", segundo a empresa.
Relembre alguns modelos de bicicleta da Caloi
Anos 1960: Berlineta (com bagageiro traseiro);
Anos 1970: Caloi 10 (a primeira com dez marchas) e Ceci (desenvolvida especialmente para as mulheres, com quadro rebaixado e cestinha na frente);
Anos 1980: Caloi Cross Extra Light (inspirada no filme “E.T. - O Extraterrestre”) e Mountain Bike (para a prática de esporte);
Anos 1990: Caloi 100 (comemorativa aos 100 anos da marca);
Anos 2000: Elite Carbon (modelo de carbono projetada para competições).
No início, importava bicicletas da Europa
Quando a Casa Luiz Caloi foi criada, em 1898, pelo italiano Luigi Caloi, em São Paulo, a
empresa não fabricava bicicletas, mas as importava do mercado europeu.
O início da produção nacional se deu por causa da Segunda Guerra Mundial, com a
dificuldade de importar peças para montar as bicicletas aqui. Em 1945, foi inaugurada a
primeira fábrica da empresa, em São Paulo, no bairro do Brooklin. Foi a primeira fábrica
de bicicletas do Brasil, segundo a empresa.
Em 1999, a Caloi foi vendida para a família Musa e, em 2013, para a empresa
Dorel. Após a venda para o grupo canadense, passou a comercializar a marca Schwinn
no Brasil.
Fabricantes hoje estão em Manaus
De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas,
Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), existem no país mais de 70 milhões de
bicicletas. O Brasil é o quarto maior fabricante mundial: produz 2,5 milhões de unidades
por ano (excluídas as bicicletas infantis, classificadas como brinquedos).
Entre as quatro fabricantes associadas à Abraciclo, a produção de bicicletas cresceu
31,7% de junho para julho (de 50.929 para 67.068 unidades). Elas estão instaladas no
Polo Industrial de Manaus e são responsáveis pela produção para dez marcas, entre
elas a Caloi.
De acordo com a Abraciclo, a expansão da produção atende o “crescimento contínuo da
demanda pelo produto em cidades de médio e grande portes do país, onde a opção pela
bicicleta para prática de esporte e lazer tem se tornado cada vez mais comum”, além dos
deslocamentos urbanos do dia a dia.