CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Manifestantes pedem manutenção do IPI do polo de concentrados em Presidente Figueiredo

  1. Principal
  2. Notícias

27/01/2020

Fonte: Acrítica

Uma manifestação, feita neste sábado (25), no município de Presidente Figueiredo (município distante 120 km de Manaus), fechou a rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista. A expectativa do protesto é chamar atenção para a redução gradual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do polo de refrigerantes, da Zona Franca de Manaus (ZFM). Segundo a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas participaram do protesto.

A economia de Presidente Figueiredo é baseada no setor primário das atividades da agropecuária. A Jayoro, uma subsidiária da Coca-Cola, fornece matéria prima da cana de açúcar para produção da matriz em Manaus.

O prefeito de Presidente de Figueiredo participou da manifestação e fez apelo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que ele aprove a proposta de 8% do incentivo. No entanto, ele evitou criticar Bolsonaro em discurso feito aos funcionários da Jayoro. "Eu sou pelo município, apoio o nosso povo daqui. Estamos fazendo apelo ao presidente Bolsonaro para a manutenção da medida. O município vai sofrer muito com a redução do incentivo", disse o prefeito. Sobre a ordem de fechar a BR 174, fato que causou atrito entre manifestantes e motoristas, o prefeito negou que a ordem tenha sido sua. "Não, a intenção do protesto é pacífica, a gente quer chamar atenção pra a nossa realidade. Se a Jayoro sair daqui vai prejudicar a nossa economia local", afirmou.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House