31/10/2013
O Torneio de Robótica FLL segue o formato de competições esportivas, no qual são avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacarem nas categorias Projeto de Pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Design do Robô, Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism™) e Desafio do Robô.
Para participar, basta ser criança ou jovem, de 9 a 15 anos de idade, e formar um time composto por 4 a 10 competidores. A equipe precisa ainda da mediação de um técnico adulto e pode contar também com um mentor.
Para a gerente geral de Educação do Sesi-Amazonas, Rita de Cássia Machado, a iniciativa fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando crianças a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia.
“O Sesi-Amazonas está muito feliz em participar pela primeira vez desse evento, ainda mais sediando o regional. Dados revelam que a região Norte é pouco participativa e nós queremos mudar esse retrato. Vai ser uma experiência única para os alunos, crianças e adolescentes do nosso Estado”, disse a gerente.
“A iniciativa é ainda uma saída para o problema enfrentado atualmente pela falta de profissionais capacitados em áreas tecnológicas. O interesse pela tecnologia precisa ser despertado desde cedo. Hoje, com 16 anos, um jovem tem de escolher a sua profissão. E é nessa idade que surgem habilidades para engenharia e arquitetura”, destaca o diretor do Instituto Aprender Fazendo, Marcos Wesley.
No Brasil os torneios serão realizados, durante os meses de outubro a dezembro, com a participação de seis regionais (AM, BA, GO, MG, PR e SP), que buscarão classificação para a competição nacional, que será realizada em Brasília.
O torneio nacional, por sua vez, classificará as equipes para participar dos torneios e festivais internacionais nos EUA, Alemanha, Austrália, entre outros.
Fonte: JCAM