27/09/2013
Manaus ganha laboratório de capacitação tecnológica
De olho na formação de mão de obra especializada, a multinacional japonesa Fuji do Brasil e a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) anunciaram investimentos de R$ 800 mil na concepção de um laboratório tecnológico, inaugurado ontem, na sede da instituição de ensino.
A expectativa é de que nos próximos anos aproximadamente três mil profissionais sejam qualificados na área de montagem automática de componentes.
De acordo com o diretor-geral da Fuji do Brasil, Domingos Tomyama, o foco do empreendimento é disponibilizar no mercado profissionais preparados para atuarem em áreas tecnológicas.
“Em termos de equipamentos, Manaus está equalizada com qualquer centro industrial do mundo, mas a deficiência é grande quando o assunto é mão de obra especializada para operar tecnologia de ponta”, avaliou.
O dirigente da fábrica, que há 17 anos produz equipamentos para a montagem em superfície de placas de circuito para produtos eletroeletrônicos, detalhou que os treinamentos do laboratório serão voltados para a capacitação de funcionários que já atuam nas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e para alunos da Fucapi, que ao longo dos cursos técnicos devem passar pelo laboratório.
“Temos uma deficiência de profissionais que tenham o conhecimento dessa tecnologia. Os componentes estão cada vez menores e o manuseio é feito apenas por equipamentos operados por profissionais preparados, por isso a necessidade”, justificou.
Outro benefício trazido pela parceria, segundo Tomyama será uma redução de custo com treinamentos para as fábricas que absorverem os profissionais treinados, tornado as empresas mais competitivas em relação aos países asiáticos.
“Hoje, as empresas pegam o profissional sem nenhum conhecimento, investem, e passados 2 anos outro empregador ‘leva’ o funcionário embora. Queremos ter um número bom de profissionais no mercado para que essa competitividade não afete tanto os custos das fábricas como ocorre atualmente”, ressaltou.
O diretor de manufatura da Sony, Luciano Martins, aprovou a iniciativa. “Essa proximidade de empresa privada e instituição de ensino vai proporcionar melhores condições para o segmento industrial”, disse, ao afirmar que a Sony é uma das interessadas em treinar seus funcionários.
Martins afirmou que a Sony é uma das interessadas em treinar funcionários no laboratório. “A Sony já tem profissionais treinados na Fucapi em outras áreas, atuando na empresa. O laboratório vai agregar essa formação”, analisou.
Fonte: Amazonas Em Tempo
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.
Zona Franca de Manaus Impactos, Efetividade e Oportunidades – FGV
Estudo sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e avaliação da evolução e efetividade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Trabalho realizado pelo grupo de trabalho “GT-Pós Pandemia Amazonas”, criado para pensar soluções inovadoras para o Estado do Amazonas, de modo sustentável, alinhado à criação de valor e melhoria na qualidade de vida da população da região....