24/04/2015
A modalidade de transporte hidroviário de interior inclui o translado de passageiros e cargas entre estados nas áreas de interior. O evento tem o objetivo de fomentar a disseminação de pesquisas, além de divulgar estudos tecnológicos que promovam avanços de um sistema eficiente e seguro de transporte hidroviário no país.
De acordo com a organização, o seminário também discutirá a formação de mão de obra para o setor de transporte hidroviário. "O curso de construção naval é recente. Não temos planejamento e engenharia de transportes, não estudamos navegação de interior de forma exaustiva como estudamos logística do Polo Industrial. Então esse seminário vem justamente com o objetivo de mostrar para o setor produtivo local a importância desse segmento", disse José Teixeira, representante do comitê local do evento e especialista em transporte hidroviário de interior.
O evento deve contar com a participação de projetistas, empresas e companhias de navegação, empresas de logística, pesquisadores, órgãos governamentais da área de transporte e de fomento, Marinha do Brasil, sociedades classificadoras, universidades e estudantes. O seminário é promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), com o apoio de entidades públicas e privadas.
Conforme o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sinadrma), o encontro deve integrar pesquisas realizadas na região. "Os passageiros, as empresas de navegação e a população amazonense de forma geral dependem do transporte fluvial - um segmento importantíssimo, mas que ainda não tem políticas públicas, regulamentação e investimentos necessários. Temos que mudar essa realidade", enfatizou o presidente do Sindarma, Dodó Carvalho.
Inscrições
O seminário é realizado a cada dois anos pela Sobena. Em Manaus, o evento será 6 a 8 de outubro deste ano. A Sobena está recebendo trabalhos científicos com contribuições e experiências para o Hidroviário 2015. Os resumos podem ser enviados até dia 22 de maio para o email "hidroviario2015@sobena.org.br". Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (21) 2263-9079/2283-2482. Os detalhes da submissão de trabalhos podem ser consultados no site do evento.
O evento terá sessões com apresentação de trabalhos técnicos, painéis de debates, com a participação de acadêmicos, pesquisadores e especialistas do setor. Também estão previstas conferências selecionadas apresentadas por técnicos e pesquisadores nacionais e internacionais. A expectativa do comitê local é que 300 pessoas participem do evento. "Sendo 40% acadêmicos. Os 60% restantes englobam os representantes de empresas locais e de participantes de outros estados do país", informou a assessoria de comunicação do Sinadrma.
O seminário conta com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Instituto de Pesquisa em Transportes (Intra), do Sindicato da Indústria da Construção Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas (Sindnaval), da ABS classificadora naval e do estaleiro Beconal.
Fonte: G1.com