CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Manaus atrai os euros da Alemanha

  1. Principal
  2. Notícias

30/09/2013

Estreitar relações de negócios entre Amazonas e Alemanha por meio de rodadas de negócios, pondo cara a cara os interessados é a proposta do Encontro de Negócios Alemanha –Amazonas, iniciativa promovida pela Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios). Nesta sexta feira (27), sete representantes de empresas do Estado alemão de Baden-Württemberg estiveram em Manaus para receberem propostas de negociadores amazonenses. Os interesses do grupo alemão abrangiam tecnologia da informação, eletrônica, engenharia mecânica, tecnologias médicas, distribuidores de bebidas alcoólicas e indústria plástica, química, alimentícia, de energia e têxtil. A programação organizada em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha) foi direcionada ao empresário amazonense com visão no mercado exterior.

Sondagem e prospecção


Conhecer oportunidades de negócios sem direcionamento específico para um segmento ou outro, foi o que levou uma das maiores empresas amazonenses a participar do encontro, como explica o gerente de novos negócios do Grupo Simões, Ramesh Thadani “viemos ver em que propostas de negócio podemos firmar parcerias em que as duas partes envolvidas saiam ganhando. As empresas presentes possuem qualidade e tecnologia de ponta. Percebemos um interesse cada vez maior em nossa região, seja de outros Estados ou de outros países e não podemos perder chances de bons negócios,” conta o gerente. “A rodada de negócios foi planejada para que haja interessados correspondentes para cada segmento exposto, que se avaliem as propostas mais viáveis e se evitem riscos de maus negócios. Buscamos não só relações comerciais imediatas, queremos parceiros interessados em construir localmente,” fecha Thadani.

A Copa do Mundo de 2014 e a escolha de Manaus como subsede do campeonato, serviram de atrativo para várias empresas mundiais e entre elas a alemã Losberger S.A. que trabalha com estruturas temporárias para grandes eventos, como estruturas tubulares, cercas, raios x e ar-condicionado. De acordo com o diretor da Losberger, Ulrich Schappel “estávamos na concorrência para a Copa das Confederações, mas infelizmente Manaus ficou de fora, agora estamos aqui novamente. Como trabalhamos com estruturas temporárias, que não ficarão como legado pós-Copa, temos grande chance. Uma de nossas missões é também, a partir de nossa experiência em grandes eventos, fazer com que em Manaus não se repitam erros de outros campeonatos, evitando os ‘elefantes brancos’. O ‘jeitinho alemão’ tem excelência e qualidade, queremos trazer isso ao Brasil,” brinca Schappel.

Unir potencialidades tecnológicas e abrir um novo canal comercial entre Brasil e Alemanha estava na pauta do representante do Ministério das Finanças e Economia do Estado alemão, Ewald Stirner “nosso Estado tem tradição em tecnologia, nossos ‘cartões postais” são a Mercedes Benz e a Porsche, além de empresas de pesquisa e inovação. Queremos sempre expandir mais e mais e pelo menos duas ou três vezes ao ano visitamos o Brasil. Um dos focos sempre foi Manaus, conhecida pelo seu polo. Viemos para conhecer in loco o potencial e saber o que a região oferece.” Stirner ainda adiantou que entre os planos do governo de seu Estado e da AHK, está o de formar uma delegação de empresários amazonenses que visitem a Alemanha, igual ao que os alemães fazem agora. Os planos para esta comitiva estão previstos para abril de 2014.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House