CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Mais uma dor de cabeça à Zona Franca de Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

18/03/2015

Além da falta de reuniões do CAS, queda na produção em mais de 12%, redução nas exportações em mais de 31% e da indefinição sobre o próximo titular da Zona Franca de Manaus, o modelo está sob nova ameaça. Trata-se do julgamento no STF, marcado para o dia 26 de março, de um recurso extraordinário da União contra a Nokia que pode pôr fim ao setor de componentes do Polo Industrial de Manaus. A ameaça se configura porque a decisão terá repercussão geral.

IPI

O objeto do processo é o crédito de IPI na entrada de insumos isentos da ZFM em fábricas fora do AM. Hoje, quem compra bens intermediários do PIM tem direito a crédito. Se o benefício for derrubado, pode provocar debandada no setor.

Pressão


O julgamento do recurso, que tem como relatora a ministra Rosa Weber, deverá ocorrer sob a pressão de parlamentares do AM. O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), por exemplo, está mobilizando colegas a irem com ele ao STF pressionar em favor da Zona Franca.

Estudo


Quem também está se municiando para debater o assunto é a direção da Suframa. Desde que o Supremo marcou a pauta de julgamento, o titular da autarquia, Gustavo Igrejas, atualizou estudos sobre o caso e deve compartilhá-los com autoridades do Estado.

Turismo


Ao defender ontem a redução da dependência do AM à ZFM, o presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), enalteceu o potencial turístico do Estado, apontando o fato do AM ser a unidade que mais preserva recursos naturais.

Remendos


Deputados da base, que já estavam irados com a Casa Civil do Governo, por terem que corrigir erro do projeto original da reforma sobre a UEA, ficaram ainda mais indignados porque o remendo que receberam também chegou com erro.

Abafa


Para tentar evitar que o mal-estar viesse a público, os governistas foram chamados a uma reunião de comissão para colocar panos quentes no caso, mas os deputados não resistiram e ligaram para a Casa Civil reclamando do que chamaram de "bola nas costas".

Protesto


Na ligação, os deputados deixaram claro que iriam fazer um gesto de protesto: assinar uma emenda da oposição, do petista José Ricardo. A proposta de Ricardo, enfim, dava autonomia à UEA, motivo do imbróglio.

Fonte: Portal Acrítica.com.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House