CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Maia faz alerta sobre riscos dos incentivos da Zona Franca

  1. Principal
  2. Notícias

28/01/2019

Notícia publicada pelo Portal D24AM

Asafe Augusto

Em visita à Manaus, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) armou, nesta quinta-feira (24), que a equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem dúvidas sobre os incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM) e ressaltou que há preocupação pelo m do modelo econômico do Estado, ao alertar que o Polo Industrial necessita de apoio. A declaração foi dada antes de embarcar para Brasília, no m da tarde, após ter uma reunião a portas fechadas para pedir apoio da bancada do Amazonas para a sua reeleição à presidência da Câmara dos Deputados.

“Continuo apoiando a Zona Franca, vamos dialogar com a nova equipe econômica que tem algumas dúvidas, mas a gente tem que mostrar que o incentivo aqui gera emprego e na outra ponta gera impostos”, disse.

“É uma preocupação grande de todos nós, dos deputados do Amazonas e minha, também. Compreendo e apoio a Zona Franca, que teve um papel decisivo no desenvolvimento da região, na preservação do meio ambiente, e na geração de emprego numa região que ainda tem muita dificuldade de infraestrutura, onde no passado era maior ainda”, comentou.

O parlamentar disse, também, que é a favor da reforma tributária, mas se faz necessário observar a garantia dos incentivos para a indústria no Amazonas.

“Todo mundo é a favor que o sistema tributário seja, no mínimo, simplificado. Mas, temos que tomar cuidado, pois a reforma implica em discutir incentivos fiscais e não podemos abrir mão da Zona Franca que preservou a floresta e gera empregos”, ponderou.

Conforme Rodrigo Maia, outro compromisso é com o desenvolvimento econômico do Estado, por meio do turismo, e na melhoria da infraestrutura. “O Norte tem uma estrutura muito precária. Isso precisa ser melhorado para que novos incentivos serem discutidos”, pontuou.

Apoio

Sobre a disputa à presidência da Câmara Federal, o deputado disse que espera contar com o apoio de todos os políticos do Amazonas. Sete parlamentares participaram da reunião: Alberto Neto (PRB), Pablo Oliva (PSL), Silas Câmara (PRB), Sidney Leitte (PSD), Marcelo Ramos (PR) e Bosco Saraiva (SD) e Omar Aziz (PSD). Não foram à reunião José Ricardo (PT) e Átila Lins (PP).

“Eu gostaria de não ter pedido o apoio, e que todos já dissessem (risos). Eles queriam primeiro me ouvir, sobre meus compromissos com o Amazonas e a Zona Franca. Eu rearmei que, historicamente, tenho defendido os interesses da região e vou continuar defendendo como deputado do Rio de Janeiro, e do Brasil”, armou, ao se dizer conante com o apoio.



Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House