CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

LoRaWAN, nova tecnologia para diferentes modelos de negócios

  1. Principal
  2. Notícias

03/03/2020

Fonte: Jornal do Commercio

Antonio Parente

Ferramenta que complementa redes como wifi e bluetooth, tecnologia LoRaWAN surge como alternativa para gerar novos negócios na Amazônia. A ferramenta pode ser usado em modelos de mercado em áreas como cidades e prédios inteligentes, indústrias conectadas, cadeias de suprimentos, agronegócios, varejo inteligente, carros conectados e diversas soluções de energia renovável. Tecnologia pode beneficiar empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus) que podem usar os sensores de baixo custo e alta performance para a implementação de diversos sistemas de monitoramento de chão de fábrica.

Com capacidade de transmissão de dados de longo alcance, sua conexão chega a cinco quilômetros em áreas urbanas e até quinze, em áreas rurais. Entre outras vantagens estão o consumo baixíssimo de energia, imunidade a ruídos e o baixo custo.Segundo o gerente de laboratório do INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico), Evangel Garcia, as possibilidades de utilização do sistema não se restringem apenas aos centros urbanos, mas também ao setor de do agronegócio, onde ajuda a facilitar a gestão de recursos naturais e o monitoramento de rebanhos.

“Manaus como outras metrópoles do Brasil, está coberta por tecnologia LoRaWAN. Todas as antenas comportam receptores de IoT (Internet das Coisas).. Para uma cidade inteligente é um sistema fundamental. Essa tecnologia é importante para serviço de rastreamento de baixo custo. Esses Sensores de Iot, você pode implementar os sensores que manda localização do objetos rastreado. Um exemplo é um animal na fazenda por exemplo, onde você pode rastrear o rebanho onde quer que eles estejam”, explicou.

Segundo a consultoria Gartner, até 2025, mais de 100 bilhões de dispositivos e objetos estarão interligados à IoT (Internet das Coisas ), viabilizando a implementação de diversas soluções para cidades inteligentes. Por meio de sensores que interagem com outros sensores, será cada vez mais possível efetuar o monitoramento e controle remoto destes objetos.

De acordo com Evangel, o sistema é ideal para empresas que buscam soluções que não dependem de um grande volume de informações para fazer monitoramentos. Aplicações que utilizam LoRaWAN podem usar uma bateria simples por até 10 anos, já que esta fica em estado de “hibernação” quando não é utilizada.

Aplicações da rede na Amazônia

Em áreas urbanas, esta tecnologia pode ser aplicada no monitoramento de iluminação pública, estradas, frotas de veículos de entregas, transporte de carga e passageiros, e prestação de serviços, por exemplo. Outra aplicação é no desenvolvimento de soluções para Smart Home (casas inteligentes), como sensores de movimento e detecção de fumaça, travas eletrônicas e controle de vazamentos de água e gás.

“Com essa tecnologia, é possível rastrear e identificar animais doentes, perdidos ou atolados. A tecnologia também garante o monitoramento de veículos pesados como tratores, colheitadeiras e caminhões, e muitos destes já vem com a inteligência adaptada desde a fábrica. Sabendo que o Estado do Amazonas conta com barreiras geográficas naturais, a rede LoRaWAN também pode vir a ser uma ferramenta de ampliação de estudos e coleta de dados para pesquisadores e estudiosos de diferentes áreas”, explica Evangel.

Workshop

No dia 5 de março, o INDT e o IoT OpenLabs realizam um evento pioneiro no FabLab, o workshop “IoT Lab: explorando a tecnologia LoRaWAN™”. O encontro é focado na apresentação prática de uma nova tecnologia de rede de rádio frequência com longo alcance e baixo consumo de bateria, presente em Manaus e em mais de 200 cidades no Brasil habilitadas pela infraestrutura de rede da empresa American Tower.

O workshop tem vagas limitadas e é focado em profissionais das áreas de engenharia e desenvolvimento, interessados em obter formação técnica sobre a implementação de soluções LoRaWAN. Os pré-requisitos essenciais para a participação são o conhecimento de programação em Arduino e a familiaridade com as linguagens C/C++.

Durante um dia, serão apresentados conceitos básicos da tecnologia, arquitetura, dispositivos, sensores, gateways e rede — fechando as atividades com a aplicação prática em laboratório, com um kit de desenvolvimento exclusivo. A agenda do evento também inclui uma hora de happy hour, para a troca de conhecimento com todos os participantes e discussão sobre soluções e novos modelos de negócios para IoT.

Ao final da programação, os participantes terão conhecimento sobre como ter acesso comercial à Rede através de um dos Distribuidores da American Tower, como o IoT OpenLabs, que atua para fomentar o Ecossistema de parceiros e compreender todo o ciclo de um deploy real, na prática.

Serviço

O que: Workshop: “IoT Lab: explorando a tecnologia LoRaWAN™”

Quando: Quinta-feira (5), de 8h30 às 17h30

Onde: FabLab INDT — Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, 1170 — Distrito Industrial

Público-Alvo: Engenheiros e Desenvolvedores

Informações e inscrições: http://bit.ly/IoT-Lab

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House