CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Logística é ponto crucial no Amazonas

  1. Principal
  2. Notícias

08/08/2014

A construção do porto hidroviário na área da Manaus Moderna, a reinstalação do Eizof (Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus) e o restabelecimento alfandegário dos portos de Manaus, Tabatinga e Itacoatiara estão entre as propostas apresentadas por entidades de classe empresariais para serem discutidas no lançamento do ‘Ciclo de Debates com os Candidatos ao governo do Amazonas’. O senador Eduardo Braga é o primeiro candidato a participar do evento promovido pela Ação Empresarial do Amazonas, nesta sexta-feira (8), às 15h, no Auditório Gilberto Mendes de Azevedo, na sede da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) na av. Joaquim Nabuco, 1919, bairro Centro, zona Sul da cidade.

A Ação Empresarial do Amazonas realiza o evento, que tem como finalidade discutir com os principais concorrentes à eleição deste ano, as propostas dos segmentos representados pela Fieam, Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas), Faea (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas), ACA (Associação Comercial do Amazonas) e Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas).

A logística no Amazonas é um dos temas em pauta nas cinco cartas pleitos endereçadas aos principais candidatos ao governo do Estado. A construção do porto hidroviário na Manaus Moderna, zona Sul de Manaus, para atender as demandas de barcos do interior. São 61 municípios que ficam à margem de rios, que servem de estradas no Amazonas. A reinstalação do Eizof para viabilizar um melhor atendimento às necessidades de importação/exportação do comércio. E restabelecer o alfandegamento dos portos de Manaus (Estação Hidroviária do Amazonas, Revitalização do Porto de Manaus), Tabatinga e Itacoatiara. Estão entre as propostas que convergem em vários aspectos.

De acordo com o presidente a ACA, Ismael Bicharra Filho, as propostas do comércio são poucas comparando com as da indústria, mas se forem implementadas vão resultar em um franco crescimento empresarial do setor. “Queremos participar do governo! Não reivindicamos secretarias, mas ser ouvidos e consultados por secretários, deputados, vereadores, em assuntos que tenham reflexos no comércio”, frisou.

No Amazonas, com a criação da Zona Franca de Manaus, a indústria passou a ser o foco (merecidamente) das atenções dos governos. O comércio, que no início da Zona Franca foi bem aquinhoado, foi aos poucos esquecido. Leis, decretos, portarias, órgãos públicos, tudo para a indústria. O comércio não recebe incentivos e não é avaliado pelos benéficos sociais que gera.

Regras do debate

Definido por sorteio, o senador Eduardo Braga, candidato ao governo estadual pela coligação “Renovação e Experiência” (PMDB/PP/PT/PDT/PTB/PPS/PRB/PSDC/PPL/PCdoB) é o primeiro convidado da Ação Empresarial no lançamento do Ciclo de Debates, nesta sexta-feira (8). O próximo debate será com o governador José Melo, candidato à reeleição, na sede da Fecomércio, na rua São Luiz nº 555, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade, agendado para às 15h da terça-feira (12).

Segundo as regras estabelecidas para o debate, o candidato ouvirá a exposição individual dos cinco representantes das classes produtoras e, em seguida, terá tempo para apresentar seu plano de governo e responder às indagações do público convidado. Estão confirmadas as presenças dos presidentes da Fieam, empresário Antonio Silva; da Fecomércio, José Roberto Tadros; da Faea, Muni Lourenço Silva Júnior; da ACA, Ismael Bicharra Filho, do Cieam, Wilson Périco.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House